Keep Cooler: O primeiro case a utilizar memes em ativação

Há 25 anos Keep Cooler era a bebida que embalava as reuniões dançantes e bares do Brasil. Mas o tempo passou. E o peso das décadas, as diversas bebidas da moda e a grande variedade de concorrentes diminuíram dramaticamente suas vendas.

A agência DEZ Comunicação, sabendo da necessidade de rejuvenescer a bebida e mudar a percepção do público jovem sobre a marca, criou a campanha “Desafio Aceito Keep Cooler”.

O uso e propagação dos memes é uma grande mania na internet. De geração quase espontânea, são usados livremente e entendidos por todos, em todas as línguas. Um dos memes mais populares são as ‘rage faces’, que são usadas como meio de expressão e humor nos diálogos e na produção de tirinhas na internet.

Porém, produzir essas tirinhas, por mais rudimentares que elas sejam, dá um certo trabalho. Davam. Até o Keep Cooler criar o Meme Maker, uma ferramenta virtual facílima de ser utilizada para qualquer um fazer a sua.

Meme Maker.

Para divulgar o Meme Maker, foi escolhido um embaixador totalmente identificado com o público: o vlogger Cauê Moura. Um dos vloggers mais conhecidos da internet brasileira, Cauê ficou encarregado de compor e produzir no seu estilo um clip sobre os memes. O vídeo explicava, do jeito ‘troll’, o que cada carinha significava. Ao final do vídeo, o convite para visitar o Meme Maker e participar do concurso de tirinhas.

Para ativar a ferramenta, foi criado o “Desafio Aceito Keep Cooler”: os dois maiores blogs de humor no Brasil, frente a frente, desafiando suas audiências para saber quem faz a melhor tirinha no Meme Maker. E ao procurar o produto nas lojas, a surpresa: cada garrafa de Keep Cooler trazia de brinde um adesivo de ‘troll face’, ‘me gusta‘ e ‘forever alone‘ que sinalizavam claramente o produto na prateleira.

Na primeira semana de exibição, o Rap dos Memes teve um milhão de views. E o Meme Maker, mais de 36 mil acessos por dia, mostrando o interesse e a relevância do conteúdo. Os adesivos com as Troll Faces se tornaram objeto de desejo.  A ação criou um atalho digital para a marca. E o produto voltou a ser jovem, descolado e, agora, também online, com resultados incríveis de interação.  Com o público da marca renovado, Keep Cooler foi recolocado no universo jovem, de onde nunca deveria ter saído. E a bebida deixou de ser forever alone para ser comentada como há 25 anos.

Resultados

  • Rap dos Memes

2 milhões de views em 2 meses;
1º lugar em “likes” e tendência de entretenimento por uma semana no Brasil;
35º lugar em entretenimento global;
8 clones em busca de audiência no YouTube.

  • Mememaker.com.br

Média de 36 mil acessos por dia;
170 mil tirinhas produzidas;
600 e-mails de elogio e sugestões;
130 mil menções nas redes sociais;
Mais de 40 menções em veículos on e offline nacionais e internacionais.

 

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