Al Gore será o principal palestrante da Campus Party 2011 , que acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 17 e 23/01. A Campus Party é um evento que discute a cultura digital e reúne fãs de tecnologia que convivem durante cinco dias em um grande acampamento onde acontecem palestras e mesas-redondas formais e informais e é realizado anualmente na Espanha, Brasil, Colômbia e México e em 2001 terá sua primeira edição nos EUA.
O ex-vice-presidente dos EUA nos dois governos Bill Clinton, entre 1993 e 2001, ficou marcado pelo documentário “Uma Verdade Inconveniente”, que denunciava os devastadores efeitos do aquecimento global no planeta Terra. Lançado em 2006, o filme venceu o Oscar de melhor documentário e foi um dos principais responsáveis por popularizar as discussões sobre o tema desenvolvimento sustentável.
No ano seguinte, Gore levou o Prêmio Nobel da Paz. Atualmente, ele preside a Generation Investment Management, organização que aborda o investimento sustentável. Essa não será a primeira participação de Gore na Campus Party. Ele esteve no evento em Valência, na Espanha, em 2001.
A Campus Party terá também a participação de Ben Hammersley, editor da Wired UK, uma das principais publicações de tecnologia do mundo. Hammersley tem também passagens como repórter on-line no The Times e no Guardian e atua como diretor digital da agência inglesa Six Creative. O jornalista já participou de edições da Campus Party na Europa e no México e em 2011 estará no Brasil, além de ser o diretor responsável pela primeira edição do evento nos EUA.
O Brasil foi o primeiro país fora da Espanha a receber a festa. No ano passado, a Campus Party em São Paulo recebeu mais de seis mil pessoas que assistiram a palestras sobre tecnologia, discutiram os rumos da cultura digital no mundo e compartilharam uma conexão de internet de 10 Gbps.