Com o objetivo de valorizar a riqueza cultural da América Latina e criar uma nova plataforma de lançamento anual de jovens artistas para a difusão da arte contemporânea, a Arcos Dorados lança o “II Concurso Arcos Dorados de Pintura Latino-Americana”. O concurso faz parte da 20ª edição do “arteBA”, um dos principais eventos culturais da América Latina, que acontecerá de 19 a 23/05, no Centro de Eventos “La Rural” em Buenos Aires, Argentina.
“Associar a Arcos Dorados com um projeto com estas características fortalece o vínculo com a arte e promove o espírito empreendedor e criativo dos jovens artistas latino-americanos, mantendo um forte compromisso com a região”, afirma Woods Staton, presidente e CEO da Arcos Dorados, operadora de restaurantes e a maior franquia da marca McDonald’s no mundo.
Nesta segunda edição, o concurso pretende impulsionar os jovens artistas, com idade entre 18 e 35 anos, de cinco países: Brasil, Costa Rica, Peru, Porto Rico e Venezuela. Artistas que trabalham com técnicas de pintura poderão fazer sua inscrição e enviar as imagens de sua obra inédita até o dia 04/03 para o site.
Será selecionado um trabalho por país. Os curadores convidados que terão a tarefa de eleger uma obra de seu país de origem são: Rodrigo Moura (curados do Instituto Inhotim, de Minas Gerais, Brasil),Tamara Díaz Bringas (curadora independente, reside em Barcelona e San José de Costa Rica), Julieta González (curadora venezuelana associada de arte latino-maericana de Tate Modern, Londres, e curadora independente), Rodrigo Quijano (curado independente, vinculado ao ex-espaço “La Culpable”, de Lima, Peru) e Marianne Ramírez Aponte (diretora executiva do Museu de Arte Contemporâneo de Porto Rico).
Os cinco artistas selecionados pelos curadores apresentarão sua obra durante a feira arteBA 2011, e cada um receberá US$ 8 mil por sua participação. Além disso, concorrerão ao Prêmio Aquisição e o vencedor receberá mais U$ 8 mil. Antes e durante os dias da exposição, o público poderá votar em sua obra favorita pelos sites da arteBA e do McDonald’s dos países participantes, além de deixar seu voto no estande da Arcos Dorados montado na feira.
No último dia da exposição, um júri de premiação formado por galerista, colecionador, crítico e representante da Arcos Dorados, além do voto do público, determinará a obra vencedora. O artista ganhador receberá o Prêmio Aquisição de US$ 8 mil e a obra de sua autoria passará a fazer parte da coleção da Arcos Dorados.