Experiência de Marca

Comitê do Rio-2016 elege teles e Bancos para patrocínios

A Rio-2016 vai começar a vender em novembro as primeiras cotas de patrocínios locais para os Jogos Olímpicos da cidade. Os alvos iniciais serão Bancos e empresas de telecomunicação. O comitê organizador deve anunciar em novembro o plano de marketing. Não foi divulgado o valor da cota.

A Rio-2016 vai começar a vender em novembro as primeiras cotas de patrocínios locais para os Jogos Olímpicos da cidade. Os alvos iniciais serão Bancos e empresas de telecomunicação. O comitê organizador deve anunciar em novembro o plano de marketing. Não foi divulgado o valor da cota.

Apresentada pela Fifa em março como a ‘primeira brasileira patrocinadora global do Mundial de 2014’’, a Oi informou que fará oferta para estampar a sua marca também nos Jogos Olímpicos. As teles já travaram disputa para ganhar visibilidade com a Copa do Mundo e com a Seleção Brasileira.

Em 2005, a Vivo colocou sua marca no uniforme da Seleção. O contrato, com validade até a Copa de 14, custa à empresa US$ 15 milhões anuais, cerca de R$ 25 milhões, pagos à CBF. O valor do contrato da Oi não foi anunciado oficialmente, mas supera US$ 200 milhões (R$ 347 milhões).

O plano de marketing é tocado pelo diretor-geral da Rio-16, Leonardo Gryner, que não estipulou publicamente uma meta a ser atingida em relação ao número de patrocinadores locais. Apesar de o dirigente manter em sigilo as cifras, a Rio-16 prevê arrecadar R$ 724 milhões com os patrocinadores locais até os Jogos. A informação consta no dossiê da candidatura brasileira.

O comitê organizador deve conseguir bem mais no mercado. No ano passado, dirigentes da Rio-2016 admitiram que a previsão era conservadora. Pequim arrecadou R$ 1,73 bilhão somente em patrocínio local para os Jogos Olímpicos de 2008.

Aos brasileiros estará reservada a maior fatia dos contratos firmados com os patrocinadores locais. Pelo acordo, o COI (Comitê Olímpico Internacional) terá direito apenas a royalties. Os acordos locais não têm relação com os patrocínios fechados diretamente pelo COI. Oito multinacionais já garantiram o direito de serem os patrocinadores globais dos Jogos do Rio – Procter & Gamble, Dow Chemical, Atos Origin, Panasonic, Samsung, Omega, Coca-Cola e Visa.

As três últimas têm contratos até 2020. Com esse tipo de acordo, estas empresas podem explorar mundialmente a marca da Olimpíada. Para o ciclo olímpico que acaba em Londres-12, o COI já conseguiu arrecadar US$ 1 bilhão.

Fonte: Sérgio Rangel Da Folhapress.