Experiência de Marca

Foursquare é a nova oportunidade em mídias sociais

A ferramenta Foursquare possibilita que qualquer usuário compartilhe a sua localização com amigos. Assim, quando entra-se em um bar ou restaurante, faz-se o ingresso, chamado Check-in na linguagem Foursquare, por intermédio do celular ou de outro dispositivo móvel. Após o ingresso, os outros usuários da mesma comunidade identificam onde se está por meio de um mapa.

A ferramenta Foursquare possibilita que qualquer usuário compartilhe a sua localização com amigos. Assim, quando entra-se em um bar ou restaurante, faz-se o ingresso, chamado Check-in na linguagem Foursquare, por intermédio do celular ou de outro dispositivo móvel. Após o ingresso, os outros usuários da mesma comunidade identificam onde se está por meio de um mapa.

Cada vez que se entra na ferramenta, ganha-se pontos, e quem possui mais pontos pode se tornar um “prefeito” virtual da sua área. Mais de meio milhão de usuários estão registrados e no dia 11/03 de 2010, em torno de 275 mil fizeram seus “check-ins” – o primeiro recorde de acessos desde o lançamento, que ocorreu há cerca de um ano.

O Foursquare conta com apenas 16 empregados, mas em setembro de 2009 recebeu uma injeção de capital de U$1.35 milhão. Atualmente a Starbucks está testando o sistema como parte de um programa de fidelização de clientes. A ferramenta ganhou bastante visibilidade ao ser mencionada recentemente no seriado Gossip Girl.