Experiência de Marca

<!--:pt-->Grandes marcas apoiam a Hora do Planeta<!--:-->

O WWF-Brasil anunciou dia 03/03, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, ocorreu em 27/03, das 20h30 às 21h30, e teve o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.O WWF-Brasil anunciou dia 03/03, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, ocorrerá em 27/03, das 20h30 às 21h30, e terá o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.O WWF-Brasil anunciou dia 03/03, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, ocorrerá em 27/03, das 20h30 às 21h30, e terá o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.

O WWF-Brasil anunciou dia 03/03, no Rio de Janeiro, o lançamento da Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global. Em sua segunda edição no Brasil, o evento, conhecido globalmente como Earth Hour, ocorreu em 27/03, das 20h30 às 21h30, e teve o Rio de Janeiro como cidade-sede nacional.

hora-do-planeta

Além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que tiveram suas luzes apagadas em 2009, a Prefeitura Rio do Janeiro também desligou os refletores do Arpoador e da Igreja Nossa Senhora da Penha, levando o evento para a Zona Norte da cidade.

A Prefeitura também contatou o Exército para incluir o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na lista dos ícones cariocas que participaram da Hora do Planeta. Além desses, participaram também o morro do Pão de Açúcar, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz – e do Jockey Club Brasileiro. Além de desligar monumentos da cidade, a Prefeitura envolveu a Secretaria Municipal de Educação, levando a mensagem da Hora do Planeta para mais de 800 mil crianças de cerca de mil escolas da rede municipal de ensino.

A Hora do Planeta contou com a adesão de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Durante o lançamento, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, que representou o prefeito Eduardo Paes, anunciou quais monumentos cariocas seriam apagados na noite da Hora do Planeta e transmitiu o entusiasmo do prefeito com a escolha, por mais uma vez, do Rio como cidade-sede do evento no País.

No Ano Internacional da Biodiversidade, o objetivo da Hora do Planeta no Brasil é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção e adaptação contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.

A mobilização para o evento começou, por meio do site, onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras podiam fazer seu cadastro, deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento. O WWF-Brasil também entrou em contato com as principais capitais e cidades brasileiras para a realização do evento.

O lançamento mundial da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu – primeira cidade da China a assumir o compromisso de apagar as luzes no dia 27/03 – e cidade natal da ursa panda Mei Lan, Embaixadora Mundial do movimento. Os pandas gigantes, símbolos da Rede WWF, habitam Chengdu há mais de oito milhões de anos.

Patrocinadores

Neste ano, o WWF-Brasil conseguiu o apoio de quatro grandes empresas como patrocinadores. Coca-Cola Brasil, HSBC, TIM e Walmart Brasil, se comprometeram com a promoção da Hora do Planeta, realizando eventos, campanhas de conscientização e ações de comunicação para diferentes públicos.

WWF-Brasil

O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o País e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.