Quanto vale um sorriso? Já dizia o poeta que um sorriso não tem preço, mas para a Unilever, um sorriso vale um sorvete. Prova disso é a “Share Happy”, uma máquina criada pela empresa de Londres, SapientNitro, que distribui sorvetes em troca de sorrisos.
Unindo dois dos mais inovadores conceitos em termos de ação promocional, a Happiness Machine à Fun theory, possui uma tela com um reconhecedor de faces que identifica sorrisos e, após ranqueá-los, libera, ou não, o sorvete. A máquina funciona via realidade aumentada e capta o sorriso da pessoa que está posicionada em frente às câmeras. Em seguida, um “sorrisômetro” mede o tamanho do sorriso e, caso ele seja grande o suficiente, libera o sorvete gratuitamente.
O objetivo da ação de marketing promocional é fazer com as pessoas compartilhem sua emoção com seus amigos. Para isso, caso a pessoa autorize, a foto tirada pela máquina é automaticamente encaminhada para o Facebook, onde todos que estejam conectados à sua rede de amigos podem conferir o tamanho de sua felicidade, atestado, aprovado e recompensado pela máquina, que permite que o felizardo escolha qual dos quatro sabores de sorvete da marca Olá, chamada de Kibon aqui no Brasil, deseja provar.
A novidade foi apresentada pela primeira vez em Lisboa, durante o Rock in Rio, onde as pessoas aproveitaram para, além de se refrescarem, enviar imagens para seus amigos que não puderam comparecer ao evento. Após o grande sucesso, a “Share Happy”, fez sua segunda parada no festival de publicidade de Cannes, onde também causou alvoroço.
Ao todo a máquina passará 18 meses percorrendo diferentes países do mundo. Será que vai passar por aqui?
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