Experiência de Marca

O crescimento do marketing promocional

Não é nenhuma novidade falar o quanto o marketing promocional vem crescendo no Brasil. Realizado tanto por grandes, quanto pequenas empresas, é impressionante o número de campanhas que surgem diariamente por aí (prova disso é o volume de matérias publicadas pelo próprio Promoview, dia a dia). Este crescimento do setor é importante, não somente para os profissionais e agências do meio, como também para o consumidor, que lucra com prêmios, ofertas especiais, ou até mesmo um melhor atendimento no ponto de venda.

Não é nenhuma novidade falar o quanto o marketing promocional vem crescendo no Brasil. Realizado tanto por grandes, quanto pequenas empresas, é impressionante o número de campanhas que surgem diariamente por aí (prova disso é o volume de matérias publicadas pelo próprio Promoview, dia a dia). Este crescimento do setor é importante, não somente para os profissionais e agências do meio, como também para o consumidor, que lucra com prêmios, ofertas especiais, ou até mesmo um melhor atendimento no ponto de venda.

Além deste crescimento, é importante frisar o quanto o setor está maduro. Mais! O quanto ele vem se adaptando às novas tecnologias e ao comportamento do consumidor moderno – exemplo disso é o bom trabalho que vem sendo realizado junto aos novos integrantes da Classe C brasileira. Noto que, além dos estudos para compreensão do comportamento do consumidor, também está sendo valorizado o conhecimento do shopper, o seu processo de compra e os motivos que fazem com que optem por um produto, ou outro.

Nos últimos anos, venho acompanhando também com atenção a forma como as novas tecnologias estão sendo utilizadas nas promoções de vendas brasileiras. Tecnologias que não existiam há dez anos – ou não estavam desenvolvidas o suficiente -, hoje são frequentemente encontradas em campanhas promocionais. Como planejar, hoje, uma grande campanha 360º sem falar em estrutura mobile, internet e redes sociais? Basta navegar pelo Promoview para notar o quanto elas estão presentes nas nossas campanhas.

Acredito que um dos vários fatores que explicam o amadurecimento deste setor também pode ser encontrado nos bancos universitários. Faculdades como Metodista, FAAP, ESPM, entre tantas outras, vêm apresentando o marketing promocional aos seus alunos, e assim formando novos profissionais para o setor – que sejam bem vindos!

O setor tem ainda um longo percurso pela frente, mas acredito que está no caminho certo. Seus profissionais estão atentos às novas tendências, consumidores e tecnologias; suas agências preparadas para a demanda de projetos – que tendem a crescer; as faculdades, compreendendo a importância da ferramenta para apresentação aos seus alunos; os clientes, cada vez mais investindo numa ferramenta que lhes dá retorno muitas vezes imediato; a imprensa especializada, mais forte e eficiente.

O marketing promocional é mais uma prova de que, quando todos se dão as mãos, o bom resultado aparece.