Experiência de Marca

Parada Disney foi motivo de protesto em BH

Parte da orla da Lagoa Pampulha, em Belo Horizonte (MG), foi desfigurada para receber a Parada Disney - evento internacional que aconteceu no dia 27/03, na avenida Otacílio Negrão de Lima, entre o Parque Ecológico da Pampulha e o Iate Tênis Clube. Desde o dia 20/03, canteiros centrais, gramados, rotatórias, calçadas e quebra-molas começaram a ser destruídos. O objetivo era dar passagem aos grandes carros alegóricos de Mickey Mouse e companhia.

Parte da orla da Lagoa Pampulha, em Belo Horizonte (MG), foi desfigurada para receber a Parada Disney – evento internacional que aconteceu no dia 27/03, na avenida Otacílio Negrão de Lima, entre o Parque Ecológico da Pampulha e o Iate Tênis Clube. Desde o dia 20/03, canteiros centrais, gramados, rotatórias, calçadas e quebra-molas começaram a ser destruídos. O objetivo era dar passagem aos grandes carros alegóricos de Mickey Mouse e companhia.

Corte. Várias árvores foram podadas; modificações assustam moradores da região (Foto: Cristiano Trad).A poda das árvores revoltou os moradores de BH (Foto: Cristiano Trad).

Árvores também foram podadas e parte da sinalização de trânsito foi retirada. As modificações no entorno da Pampulha revoltou moradores e associações de bairro. “Enquanto o Pato Donald e o Mickey chegam aqui com interesses econômicos, nós fazemos o papel de patetas”, ironizou o morador Antônio Carlos Carone, membro da Associação Pró-Interesses do Bairro Bandeirantes.

“Os moradores não estão contra a parada. Nós estamos incomodados por causa da má administração dos bens públicos. Belo Horizonte tem outros locais que poderiam receber o evento, onde seria desnecessário intervenções”, ressaltou a presidente da Associação Pró-Civitas dos bairros São Luiz e São José, Juliana Renault Vaz. A associação protocolou uma reclamação no Ministério Público.

Cuidados

O secretário da Regional Pampulha, Osmando Pereira, disse que todas as providências foram tomadas para valorizar o evento cultural e minimizar os impactos na região. “Inclusive, negociamos com os promotores que não trouxessem carros acima de 7,5 m. As alegorias são largas, mas elas terão apenas 5 m.”, explicou o secretário.

Segundo a Regional, tudo o que foi modificado seria reconstruído no dia 29/03. As ações foram realizadas pelos operários da prefeitura. Contudo, taxas municipais foram cobradas pelo serviço. O secretário não soube informar o valor dos gastos e das taxas.

Osmando Pereira não concordou que o projeto urbanístico da Pampulha fosse desconfigurado. “Se isso fosse ocorrer, não iríamos permitir que a parada acontecesse. As podas nas árvores, por exemplo, já seriam necessárias. Na última chuva de granizo, precisamos fazer algumas intervenções. As podas são infinitamente inferiores aos problemas por causa da chuva”, alegou o secretário.

A assessoria de imprensa da Nestlé – responsável pelo evento no País – informou apenas que as obras de intervenção da via eram de responsabilidade da prefeitura municipal.

“Será um sonho para muitos mineiros”, diz governador

A Parada Disney é um evento que tem a direção artística supervisionada pela The Walt Disney Company, conglomerado americano de mídia e entretenimento. O evento tem o patrocínio da empresa de alimentos Nestlé, apoiado pela Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas. O evento de BH foi o quarto realizado no Brasil.

Marcos Rosset, Vice Presidente Sênior e Diretor Geral da The Walt Disney Company Brasil, Mickey, Prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga e o diretor geral Garoto, Fausto Costa.
Marcos Rosset, Vice Presidente Sênior e Diretor Geral da The Walt Disney Company Brasil, Mickey, Prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga e o diretor geral Garoto, Fausto Costa.

Nas outras paradas, Mickey Mouse e companhia desfilaram em Vila Velha (ES) e nas capitais paulista e carioca. Foram cinco carros alegóricos e seis veículos que percorreram 2 km da orla.

Fonte: Thiago Nogueira/O Tempo.

Achou justo o protesto dos moradores de Belo Horizonte? Comente.