Em 2011 Cannes Lions terá o Creative Effectiveness Lions, que vai priorizar eficácia em criação. É uma competição diferente, pois vai aceitar inscrições apenas de trabalhos que fizeram parte da shortlist (finalistas) ou vencedores em todas as categorias no Festival de 2010.
Os jurados vão analisar estratégia (peso de 25%), ideia (peso de 25%) e resultados (peso de 50%). Eles serão julgados em uma única sessão, sem subcategorias, e os prêmios serão o Grand Prix e Lions de Eficácia em Criação (não haverá ouro, prata ou bronze). Os vencedores serão anunciados no dia 25/06/11, juntamente com os vencedores das categorias Film, Film Craft, Titatium e Integrated Lions.
“Com o lançamento do Cannes Creative Effectiveness Lions, nosso objetivo é o de estabelecer uma correlação direta entre a criatividade e a eficácia. Cannes Lions sempre tem sido, e sempre será, um Festival de Criatividade. Entretanto, mais do que nunca, o retorno sobre o investimento é crítico para o cliente e é importante reconhecer e homenagear esses critérios sem, no entanto, perder a essência do Festival”, comentou Terry Savage, presidente do Festival, sobre o lançamento da nova categoria.
As inscrições para o Cannes Creative Effectiveness Lions estarão abertas a partir de 04/11 e se encerram em 04/03/11.
O Festival de Cannes 2011 já tem data marcada. De 19 a 25/06/11, a indústria mundial da comunicação volta a Côte D’Azur para avaliar as mudanças de cenário, cada dia mais rápidas.
Mas vale relembrar o crescimento da categoria Promo & Ativation em 2010, que cresceu 43%, o maior índice entre todas as categorias. No total de inscrições, a edição de 2010 teve mais de 24 mil trabalhos de 90 países competindo nas 12 categorias do Cannes Lions, o mais cobiçado prêmio da comunicação mundial, representando um aumento de 7% versus 2009.
Veja os leões em Promo & Activation aqui
“Cannes Lions reflete o setor de comunicações, e estes resultados contam histórias fascinantes”, disse Philip Thomas, CEO Festival. “Primeiramente, observamos que o setor como um todo está se recuperando das dificuldades de 2009, (inscrições para o Festival caíram 20% no ano passado). Mas as inscrições mostraram que a recuperação não vem apenas dos lugares que se espera como a América Latina ou a Índia, mas também de países como a Suécia, Turquia, Reino Unido, França e E.U.A., os quais cresceram consideravelmente. ”
Enquanto alguns setores tradicionais estiveram em baixa em relação ao ano passado, houve um aumento significativo de Media e Cyber, assim como nas categorias mais recente do Cannes Lions – especialmente PR e Promo & Ativation, que cresceu de 32% e 43%, respectivamente, de 2009 para 2010 “, continuou Philip Thomas.