06 de Julho – Dia da Criação do IBGE

O IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades não só dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como também dos órgãos dos âmbitos federal, estadual e municipal.

O instituto oferece uma visão completa e atual do país, ao desempenhar suas principais funções de produzir e analisar as informações estatísticas e geográficas, estruturar e implantar um sistema de informações ambientais, documentar e disseminar todas as informações colhidas e coordenar os sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

ibge-instituto-brasileiro-geografia-estatistica_foto

Durante o período imperial, em 1871, foi criada a Diretoria Geral de Estatística, único órgão com atividades exclusivamente estatísticas. Com o advento da República, o governo ampliou essas atividades, sobretudo depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

De 1871 a 1934, esse órgão mudou de nome várias vezes, até ser extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

Em 1934 foi criado o Instituto Nacional de Estatística (INE), com a missão de articular e coordenar as pesquisas estatísticas. Suas atividades foram iniciadas em 29 de maio de 1936.

No dia 13 de fevereiro de 1937, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE. Este passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao qual compete identificar e analisar o território, fazer o censo demográfico, demonstrar como a economia evolui por meio do trabalho e da produção das pessoas e revelar como elas vivem.

Desse modo, o IBGE retrata o Brasil de forma fidedigna, prestando “informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania”, de acordo com o artigo 2º de seu Regimento Interno.

Indicar para um amigo:


Comentários no Facebook