Experiência de Marca

MChecon monta Senac Talentos em Copacabana

Apesar do delicado momento econômico, Companhia dirigida por Marcelo Checon segue produzindo grandes projetos cenográficos

O Grupo M|Checon, um dos maiores do setor de cenografia no Brasil, encara com muito trabalho o momento de crise no País. A empresa está fechando 2016 com grandes projetos executados. No maior deles, a M|Checon reuniu 180 profissionais nas areias de Copacabana para a montagem, pelo segundo ano consecutivo da Megaestrutura do Talentos Senac, desenvolvido pelo Sistema S, realizado na primeira semana de Dezembro.

Promoview esteve na abertura do evento com Tony Coelho. Assista o vídeo.

“Além de estar entre os maiores projetos já estruturados nas areias do Rio de Janeiro, é também o maior projeto de montagem fechado desenvolvido pela nossa empresa no Rio, realizado pela segunda vez”, avalia Marcelo Checon, que acompanha a entrega dos trabalhos na orla carioca e traz na bagagem outros projetos de grande porte como a Visita do Papa, abertura da Copa do Mundo no Brasil, e, mais recentemente, a cenografia dos principais espaços das marcas nos Jogos Olímpicos.

400 alunos disputam final profissionalizante

O Talentos Senac é a maior competição de educação profissional do Rio de Janeiro. Criado para ser mais uma etapa na preparação dos alunos para sua inserção ao mercado de trabalho, a disputa é dividida em três etapas. Os melhores colocados participam da  grande final com cerca de 18 finalistas de cada curso e a participação de jurados renomados no mercado de trabalho e empresas parceiras.O local da finalíssima está  montado em frente a um ícone da hotelaria, o Copacabana Palace e terá seminários, shows e atrações especiais, tudo isso para reunir os alunos das unidades do Senac fluminense que participarão das competições onde será colocado à prova o talento e zelo dos futuros profissionais que atuarão no mercado.

MChecon segue em crescimento e passa a atuar no mercado de luxo

Além da atuação no Brasil, a  M|Checon avança também em sua atuação no Exterior. Enquanto as equipes finalizavam a montagem em Copa, outra equipe de profissionais da empresa estavam em Boston, analisando o desenvolvimento de um novo projeto.

“Estamos com o nosso pessoal acompanhando as tendências, novidades e referências com o objetivo de oferecer cada vez mais inovação, modernidade e ousadia nos projetos que sugerimos aos nossos clientes.”, salienta Marcelo. "Acostumados a trabalhar com o mercado de Luxo, com histórico de projetos para grandes marcas do setor e a experiência necessária para gerir clientes exigentes, entendemos que chegou a hora de concretizarmos esse sonho antigo. Uma nova operação se desenha nos bastidores  com o lançamento da MChecon Luxo. A sofisticação da cenografia, do processo criativo e construtivo, capaz de apresentar soluções premium. Temos em nosso DNA o desejo pelo novo, a capacidade de se reinventar ano após ano."

Contornando a Crise em Busca de Crescimento

Segundo Checon, o que não pode faltar no trabalho são criatividade e rentabilidade. “A alta do dólar e os problemas econômicos do País impactam em nossa atividade na medida em que nossos clientes possuem uma verba cada vez menor, mas continuam a pedir soluções inovadoras. Além disso, não queremos mais só um bom faturamento. Acreditamos que o melhor para nosso crescimento saudável é que a companhia seja mais rentável, mesmo com uma receita menor.”, relata Marcelo.

Ciente disso, a empresa passou por uma reformulação geral planejada nos dois últimos anos. Quase toda a equipe de Criação foi trocada. A M|Checon buscou no mercado os melhores profissionais de agências, empresas de cenografia, designers etc. Também tem investido na capacitação profissional em diversas áreas com o objetivo de aprimorar seus funcionários e garantir a satisfação da equipe e determinou novos processos em seus departamentos para profissionalizar a gestão. Com isso, também reduziu o turn over.

A receita, desde 2005, cresceu mais de 400%, e, muitas vezes, de forma bastante agressiva, apesar das oscilações do mercado. “Não imaginava que em 12 anos teríamos chegado tão longe tanto em relação aos nossos dados financeiros como sobre o nível de nossos clientes e à profissionalização da companhia. Podemos afirmar com orgulho que somos referência em nossos segmentos de atuação atualmente, e vistos, na maioria das vezes, como primeira opção quanto se trata de arquitetura promocional.”, conclui Marcelo.