Experiência de Marca

Belo Horizonte recebe a Expocatadores 2016

Pela primeira vez, capital mineira será palco do evento, que chega a sua 7ª edição com debates e palestras sobre resíduos sólidos urbanos e educação ambiental no Brasil. 

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, Belo Horizonte receberá a 7ª edição da Expocatadores, evento que tem como objetivo organizar e realizar a mobilização, articulação e integração de catadores de materiais recicláveis, promovendo a qualificação e fortalecimento produtivo, econômico e social da categoria por meio de debates e palestras.

O encontro, realizado em São Paulo nos seis anos anteriores, acontecerá no Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos, localizado na Avenida Belém, região Leste da capital mineira. 

Os 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) também serão celebrados durante o evento, que reunirá acadêmicos e especialistas de países como Brasil, Chile, Colômbia, França e Estados Unidos.

A escolha da capital mineira para sediar a 7ª edição do evento se deu pela importância histórica de BH no processo de organização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Além dos debates em torno da temática da reciclagem, da sustentabilidade e da educação ambiental, o encerramento da Expocatadores 2016, na noite do dia 30, traz uma programação especial de shows.

Subirão ao palco Chico César, Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre SA, Lirinha, compositor poeta e ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, entre outras atrações. O show será exclusivo para os participantes do evento. 

A Expocatadores alcançou proporções globais, sendo referência para catadores de todo o mundo. A edição de 2016 contará com a participação ativa dos catadores que compõem a Rede Lacre (Rede Latino Americana de Reciclares).

Temas já conhecidos, como o Lixo Zero, serão aprofundados por meio das experiências já consolidadas em cidades dos Estados Unidos. 

O encontro pretende, ainda, reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem.

Também serão debatidas questões como economia circular, a reciclagem e seus possíveis limites e novas tecnologias no mercado de tratamento levando em consideração o que está sendo desenvolvido em países europeus referências no assunto. 

A Expocatadores 2016 também trará discussões sobre a importância do empoderamento feminino e as questões de gênero. Durante a programação do evento, haverá a apresentação de estudos acadêmicos sobre a temática da reciclagem, além de intervenções culturais e um desfile de moda reciclada com participação dos catadores e catadoras. 
 
“Estamos muito satisfeitos e ansiosos por receber a Expocatadores em Belo Horizonte. Principalmente por ser uma edição especial que celebra os 15 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, movimento que tenho orgulho de fazer parte. Esperamos que todos os participantes se sintam acolhidos em nossa cidade”, ressaltou Luiz Henrique da Silva, da coordenação nacional do MNCR.
 
Sobre a Expocatadores

Em sua sétima edição, a Expocatadores é um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.

Realizada tradicionalmente na capital São Paulo, pela primeira vez o evento acontece em Belo Horizonte como parte das comemorações dos 15 anos de atuação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que teve sua primeira célula organizativa no estado de Minas Gerais, principal referência na implantação de programas de coleta seletiva solidária. 

Somando-se o público das seis edições já realizadas da Expocatadores, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes vindos de todo o território brasileiro, das Américas Latina e Central, Ásia e África.

Relevantes nomes já participaram dos encontros, como os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o economista Paul Singer, o professor Ricardo Abramovay, o rapper MV Bill e o vereador paulistano Eduardo Suplicy, entre outros. Voltada para todos os profissionais e interessados pela reciclagem, a Expocatadores tem como público principal as cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

 Serviço
O que: Expocatadores 2016
Onde: Centro Mineiro de Referência em Resíduos Sólidos – Avenida Belém, nº 40, bairro Esplanada  – Belo Horizonte (MG)
Quando: 28, 29 e 30 de novembro
Horário: das 8h às 19h
www.expocatadores.com.br