VW interage com o público por intermédio de games

Atenta às tendências de mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, uma das estratégias da Volkswagen do Brasil é o desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca.

A Volkswagen aposta em duas frentes de atuação: a dos games interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de treinamento para funcionários da sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil.

O objetivo da empresa é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas e divertidas propostas pela marca e investir em jogos inovadores.

“Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros”, disse Artur Martins, gerente executivo de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil.

Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o “Missão SpaceCross”, primeiro jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen para treinamento de funcionários da Rede de Concessionárias da marca. A proposta do game é oferecer uma nova ferramenta de capacitação à rede, além de muito mais praticidade e conforto, já que o participante pode acessar o conteúdo à distância e na hora que lhe for mais conveniente.

A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O “Super Trunfo” on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger (Programa de mensagens instantâneas da Microsoft) na América Latina, como uma ferramenta de branding para a marca.

Com as cartas representando toda a linha de veículos da marca, o game alcançou a média de um milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa.

A partir daí, a Volkswagen criou uma série de jogos, tais como: o “CrossFox Ágil”, que permite que o usuário enfrente uma trilha cheia de obstáculos e aventura; “Autopolis”, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor consciente; entre outros.

Para conhecer os jogos da Volkswagen, acesse o novo site da marca, clique na seção “Planeta Volkswagen” e, em seguida, em “Games”. Link.

Aplicativos para iPad

Além dos games, outra das inovações da Volkswagen é o uso de aplicativos para iPad. A última novidade é o SpaceCross – A lenda do Saci, aplicativo usado na campanha do modelo, desenvolvido pela agência AlmapBBDO. Trata-se de um livro interativo que conta a história da mais famosa lenda do folclore brasileiro, narrada por João Gordo, apresentador e vocalista da banda de rock “Ratos de Porão”.

O Saci é conhecido por pregar peça nas pessoas. Ele aparece em todo o Brasil e, em cada região, ganha um nome diferente. No livro interativo, o leitor pode descobrir todos os seus apelidos, fazer o Saci pular em uma perna só, ver como ele assusta os viajantes e faz trança na crina dos cavalos. Durante a aventura, o Space Cross brinca com o Saci até conseguir capturá-lo.

A lenda é contada por intermédio de animações em 3D, acompanhadas por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário ainda pode conhecer todos os detalhes do SpaceCross da Volkswagen.

Outros modelos que tiveram ações interativas para iPad foram o SpaceFox e o Tiguan. Na campanha do SpaceFox, o aplicativo permite que o usuário crie desenhos inusitados a partir da imagem do modelo e reforça a ligação da Volkswagen com os consumidores que são o alvo da campanha: jovens independentes que gostam de novidades e aventuras.

Já na campanha do Tiguan, o aplicativo possibilita que o leitor coloque os dedos em locais indicados na tela para que o modelo estacione entre eles, fazendo menção à tecnologia Park Assist II.

Indicar para um amigo:


Comentários no Facebook