Com uma rápida busca na internet, é possível encontrar uma definição simples sobre o que é um programa de incentivo. Geralmente, a definição abordará o conceito: estratégia aplicada por uma empresa visando proporcionar mais motivação aos funcionários.
A definição está correta. Contudo, um programa de incentivo é muito mais que isso. Ele também tem a função de gerar produtividade. Ao realizar, por exemplo, um programa que oferece uma viagem de incentivo, o funcionário terá uma chance única de produzir de forma eficiente para conquistar o prêmio.
Além disso, um programa também gera uma cultura organizacional de reconhecimento do esforço do colaborador. Isso é algo reconhecido por todos e que agrega na credibilidade da empresa. Podemos observar isso, por exemplo, na Nextel, que está entre as melhores empresas para se trabalhar.
O título foi conquistado justamente por uma política que valoriza a equipe, pois a Nextel implantou um programa de incentivo para motivar seus colaboradores. Atualmente, a empresa atua com um programa que oferece viagens, prêmios, cartão multicultural e até recompensas em dinheiro.
A estratégia da Nextel tem apenas um objetivo: valorizar o funcionário. Por que? Simples. A valorização gera consequências. Faz com que o funcionário atue de forma mais eficiente, ou seja, o cliente terá um melhor atendimento. Não há dúvida que cliente mais satisfeito impacta diretamente em bons resultados financeiros.