A edição 2018 da competição teve início no dia 30 de janeiro, e, ao todo, serão 91 times com chances de levantar a taça. Este será o ano em que a competição vai distribuir mais prêmios em toda a sua história, iniciada em 1989. O campeão pode receber até R$ 68,7 milhões.
“Em termos de premiação por desempenho, a Copa do Brasil será a principal competição a partir de 2018. Serão R$ 50 milhões destinados ao campeão, outros R$ 20 milhões ao vice-campeão, R$ 8 milhões aos clubes semifinalistas, além de R$ 4 milhões pela participação nas quartas-de-final, valores sem precedentes na América do Sul. Somando as cotas das fases anteriores ao prêmio pelo título, o campeão pode faturar até R$ 68,7 milhões, considerando que participe desde a primeira fase.”, afirmou a CBF.
Com tanto dinheiro envolvido, boa parte dele fica por conta de um novo contrato de direitos de televisão assinado pela CBF. Com tanto dinheiro em jogo, é de se esperar que os clubes deem mais valor à competição, inclusive colocando-a como prioridade.
A Copa do Brasil 2018 contarará com 11 patrocinadores. Os naming rights são da fabricante de pneus Continental, enquanto Elo e Bodog ficaram com as duas cotas master. O “time” ainda conta com Bivik Jeans, Icatu Seguros, Maratá, Pitú, Potencial, Quartzolit, Sicredi e Wise Up.
Nesta primeira fase participam 80 equipes. Elas vão se enfrentando em esquema mata-mata até que sobrem apenas cinco. A essas, somam-se outras 11 para a fase de Oitavas-de-final, sendo as oito da Libertadores (Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco), o campeão da Série B (América-MG), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Copa do Nordeste (Bahia). A partir daí, segue o mata-mata até a final.