Pelo segundo ano consecutivo, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Carnaval 2018 de São Paulo. O resultado foi conhecido na divulgação do último quesito, com as notas de Mestre-sala e Porta-bandeira. A escola desfilou no Sambódromo do Anhembi na sexta-feira (9/2) e prestou um tributo ao Maranhão e sua cultura local.
A Acadêmicos do Tatuapé assumiu a ponta da classificação apenas no sétimo quesito e de lá não mais saiu. Fizeram a diferença as notas descartadas, que ainda são usadas para desempatar a disputa e tiraram as chances de título das outras escolas que somaram os mesmos 270 pontos na classificação final: Tom Maior e Mancha Verde receberam um 9,9 no quesito alegoria; Mocidade Alegre teve um 9,9 em fantasia.
Este é o segundo título da história da Acadêmicos do Tatuapé, que voltou a disputar no Grupo Especial em 2013. O desfile da escola campeã foi assinado pelo carnavalesco Wagner Santos e teve a participação de 2.761 componentes, divididos em 26 alas e cinco carros alegóricos. A ala das baianas homenageou a Floresta dos Guarás, uma das maiores reservas florestais do Maranhão. O Palácio dos Leões, sede do governo, e outros pontos turísticos da Capital São Luís, foram representados nas alegorias.
Foram rebaixadas as escolas Unidos do Peruche e Independente Tricolor, punida com 1,2 ponto por usar uma empilhadeira para puxar um dos carros alegóricos. Apesar de ter desfilado, a Acadêmicos do Tucuruvi não foi avaliada pelos jurados. Os presidentes das 14 escolas do Grupo Especial concordaram que a agremiação não seria rebaixada após sofrer um incêndio em janeiro, que afetou 90% de suas fantasias e alegorias.