Fabricados quase em escala artesanal, brinquedos desenvolvidos para estimular habilidades na primeira infância têm lugar de destaque da Feira Internacional de Brinquedos, de 5 a 8 de março, no Expo Center Norte.
Num sentido amplo, todo brinquedo é educativo. Do simples pião ao sofisticado videogame, cada um a seu modo trabalha aspectos como cognição, coordenação motora, raciocínio lógico, sociabilidade. No entanto, há uma categoria de brinquedos, também chamados de pedagógicos, desenvolvida especialmente para estimular essas habilidades na primeira infância. São fabricados predominantemente com insumos naturais – madeira, tecidos, papelão – e em escala quase artesanal.
A Abrin – Feira Internacional de Brinquedos vai apresentar mais de 1.200 lançamentos em brinquedos, boa parte deles oriunda dessa categoria.
A Orange Toys (Laranjal Paulista/SP), por exemplo, vai apresentar em primeira mão produtos didáticos em estilo de montagem de blocos, com funcionalidades que estimulam as funções cognitivas e motoras da criança. Uma das novidades é um caminhão e um trator que transportam toras de madeira, em que a criança pode pegar as toras por meio de um dispositivo manual de pinça e carregar e descarregar as toras.
A empresa leva também três kits de cozinha, compostos por talheres, panela, frigideira, assadeira e um pau de macarrão que gira de verdade, avental, touca e luva – tanto na versão masculina quanto feminina.
As principais novidades da Mário Brinquedos (São Paulo/SP) vêm da empresa portuguesa Sience4you, que trazem um novo conceito em brinquedos educativos: na compra de um livro, acompanha um brinquedo especial.
CIM Toys – Companhia de Ideias e Marcas (Itupeva/SP) tem sua atuação orientada na importação de brinquedos populares, e, durante a Abrin, lança uma linha de primeira infância com produtos com luzes e sons que despertam a atenção da criança.
Tradicional fabricante de brinquedos educativos, a Adijomar (Laranjal Paulista/SP) apresenta em torno de 20 lançamentos na Abrin, com destaque para três produtos licenciados da marca Bubu e as Corujinhas. O primeiro deles é uma casinha educativa toda fabricada em vinil atóxico, com peças coloridas e macias e sem qualquer risco de machucar as crianças. Outro é o Jogo da Memória da Bubu também todo em vinil, e, por fim, um mascote da Bubu com 20 centímetros em vinil que pode ser usado como cofrinho.
A coleção Truck Baby, com dois caminhões coloridos voltado para crianças a partir de três anos de idade, e o Unicórnio, também em vinil com acessórios, são outras novidades da Adijomar para mais esta edição da Abrin.
A Estrela aproveita a Abrin para apresentar ao mercado uma revolucionária abordagem dos brinquedos feitos de madeira, com produtos coloridos, interativos e afinados com as mais recentes tendências do universo infantil nos EUA e Europa.
A linha Baby Madeira conta com cinco itens, entre eles blocos que podem ser usados por crianças a partir dos dois anos de idade para montar cenários e veículos, e pistas de corrida, indicadas a partir dos três anos. Além do design moderno, também contam com componentes altamente seguros, desde a tinta atóxica utilizada para dar vida aos brinquedos, até as rodinhas reforçadas, que não podem ser soltas nem pelos mais ávidos e insistentes dedinhos dos pequenos.
Para as crianças ainda menorzinhas, a Estrela oferece brinquedos que mantêm a tradição de colaborar com o desenvolvimento motor. O Formas na Bola vem com seis pecinhas coloridas que precisam ser encaixadas em seu lugar correto, enquanto que com o Crianças do Mundo, os pequenos poderão montar personagens utilizando peças intercambiáveis com diferentes opções de estilos de cabelo e roupas. E para os bebês e seus pais, a fabricante desenvolveu a linha Soft & Friends, com personagens que servem não só para acompanhar os nenéns em suas primeiras aventuras, mas também como belos presentes para a maternidade e decoração dos quartos infantis.
Neste ano, a Kuga Brinquedos (São Paulo/SP) participa da feira com o lançamento do monta-desmonta, um brinquedo de montar articulado, construído por peças com vários tipos de encaixe, com formas e cores diferentes que promovem uma descoberta a cada clique. O brinquedo apresenta diferentes propostas para montagem, o que permite a criação de formas – vários tipos de carrinhos, robôs, animais – que desenvolvem a coordenação motora a imaginação das crianças.