Experiência de Marca

Programação do Museu Afro Brasil

A exposição de Longa Duração pretende contar uma outra história brasileira. (...) tem a intenção de desconstruir um imaginário da população negra.

A exposição de Longa Duração pretende contar uma outra história brasileira. (…) tem a intenção de desconstruir um imaginário da população negra, construído fundamentalmente pela ótica da inferioridade ao longo da nossa história e transformá-lo em um imaginário estabelecido no prestígio, na igualdade e no pertencimento, reafirmando assim o respeito por uma população matriz de nossa brasilidade.

Design e Tecnologia no tempo da Escravidão

Está aberta ao público a reedição de uma das exposições de maior sucesso do Museu Afro Brasil. A mostra apresenta mais de 400 peças do acervo do museu, entre objetos de uso doméstico e ferramentas para ofícios rurais e urbanos, que contextualizam o conhecimento aplicado na produção de objetos e utensílios dos séculos XVIII e XIX.

Barroco Ardente e Sincrético Luso-Afro-Brasileiro | Prorrogada até 04 de Março de 2018

A mostra, que reúne cerca de 400 obras, traça variadas manifestações do estilo artístico em Portugal e no Brasil, com ênfase em suas expressões em um país miscigenado. Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição introduz o visitante ao espírito do barroco, passando pelas suas referências na cultura erudita e popular, entre os séculos XVII e XIX.

Lançamento do catálogo da exposição Barroco Ardente e Sincrético Luso-Afro-Brasileiro

03 de Março (sábado), a partir das 11 horas
O Catálogo reune imagens das mais de 400 peças em exposição na maior mostra sobre Barroco já realizada no país desde 2000 e textos dos principais pesquisadores deste movimento artístico. No dia do lançamento, o catálogo será vendido a preço promocional.

Instalação "Más-caras"

Até 04 de Março de 2018
Nesta instalação de Ciro Schu as máscaras traduzem um grito, um clamor de uma sociedade asfixiada pelo consumo desmesurado de bens.  Os despojos da sociedade consumista recebem uma representação na forma de máscaras amplificadas.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

No mês de Março, em homenagem ao Dia internacional da Mulher, teremos uma visita temática com foco na prensença das mulheres negras na exposição de Longa Duração do Museu Afro Brasil.

Para participar das atividades nos finais de semana, é necessário se inscrever e/ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. As vagas serão ofertadas de acordo com o horário de inscrição ou chegada.

Após o início da atividade, não será permitida a entrada (exceto na atividade Ateliê Aberto). As atividades aos sábados são gratuitas. As inscrições podem ser realizadas, por meio dos formulários disponibilizados para cada evento.

Visitas para grupos espontâneos: 04,11, 18, 25 de Março (domingo), às 14h00; 01 de Abril (domingo), às 14h00.

Aos finais de semana, as visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.

Atividade gratuita
Público-alvo: aberto a todas as idades.
Duração: 1h30.

Oficina África em Estampas: 03 de Março (sábado), às 14h00.

A partir de uma visita ao acervo do Museu Afro Brasil, serão destacadas as diferentes grafias de povos do continente africano, seus aspectos geométricos e significados culturais.
A visita é seguida de uma oficina, na qual serão confeccionados padrões de estampas em tecidos.

Atividade gratuita.
Público-alvo: aberto a todas as idades
Duração: 1 hora.

Visita Mulheres Negras: 10, 17, e 31 de Março (sábado), às 14h00.

Nesta visita, a mediação terá como foco a presença de mulheres negras na à exposição de longa duração do Museu Afro Brasil. Neste percurso, os visitantes serão instigados a refletir sobre a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres artistas, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais da história brasileira.

Atividade gratuita.
Público-alvo: infanto-juvenil
Duração: 1h15.

Aos Pés do Baobá: 25 de março (sábado), 11h00.

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Atividade gratuita.
Duração: 1h
Público-alvo: livre.