Os episódios de assédio que envolveram Dania Mendez, participante mexicana que ingressou no BBB 23 na quarta-feira, 15, em um intercâmbio do reality, geraram forte reação das marcas patrocinadoras da atração.
Justamente a chegada de Dania, participante do BBB no México, com mais de 3 milhões de seguidores, fez com que a audiência do programa às quartas-feiras registrasse seu melhor desempenho desde a estreia. De acordo com dados do Kantar Ibope obtidos pelo NaTelinha através de fontes do mercado a atração registrou 21,5 pontos na Grande São Paulo.
Entenda o caso
Na festa do líder desta semana, que aconteceu na noite do último dia 16, os participantes MC Guimê (líder até o momento, e “dono da festa”) e Cara de Sapato, assediaram a convidada mexicana. Guimê passa a mão em vários momentos, nas costas e nádegas da mexicana, e Cara de Sapato forçou beijos e abraços na convidada, além de segurá-la, debaixo do edredom, sem a sua vontade, em outro momento.
Os vídeos dos participantes do Quarto Deserto praticando tais atos viralizaram durante a madrugada de quarta para quinta, e deixaram vários usuários do Twitter indignados. A palavra “assédio” rapidamente foi para os assuntos mais comentados da rede social.
O que revoltou os internautas foi que a situação por completo foi minimizada por todos da casa, pois estavam todos “muito bêbados” e levaram tudo em tom de brincadeira.
Após o Mercado Livre, primeira entre as patrocinadoras a se manifestar nas redes sociais, as demais marcas presentes no BBB fizeram uma onda de postagens nas redes sociais para se posicionar contra as cenas de assédio mostradas no Pay-Per-View.
Após exibir as cenas, Tadeu Schmidt, apresentador do BBB, entrou em contato com a casa na noite de ontem (16) para avisar que ambos estavam expulsos do BBB 23.
Pressão dos patrocinadores
Antes da decisão da Globo de expulsar os participantes, ao longo de todo o dia, diretores e representantes das marcas patrocinadores do BBB 23 conversaram e cobraram uma atitude firme, por parte da Globo, em relação aos episódios da noite da festa.
No início, de acordo com o apurado pela reportagem, os patrocinadores haviam combinado de não se manifestar até uma decisão da Globo.
No fim da tarde, no entanto, o Mercado Livre, patrocinador da categoria Big, foi a primeira marca a se manifestar publicamente sobre o tema. Em seu perfil no Instagram, o marketplaces publicou a frase “Chega de Assédio”. Mesmo sem citar o programa, a marca deixa claro que “até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes.”
Na sequência, Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Chevrolet e outras marcas patrocinadoras do BBB 23 também se manifestaram sobre o episódio. Veja as postagens:
Por estarem diretamente atreladas ao BBB, as marcas patrocinadoras acabam também sendo cobradas pelo público a respeito dos acontecimentos no programa. Ao longo do dia, nas redes sociais, pessoas questionaram as marcas patrocinadoras a respeito da conduta dos participantes do programa e seu posicionamento perante o assunto.
Esta edição do BBB é a que teve o melhor desempenho comercial em toda sua historia. São 35 as marcas participantes do reality, que aparecem na atração com o patrocínio de provas, festas e em diversas dinâmicas e ações.