Depois de Estados Unidos e Europa, o Instagram liberou, esta semana, para usuários da versão comercial no Brasil, a marcação de produtos em suas publicações no feed. O recurso, que ainda não está disponível em todas as contas, permitirá vender diretamente a partir delas mesmas.
De acordo com a especialista em empreendedorismo digital, Simone Siqueira, este recurso, que recebeu o nome de Shopping Instagram, está atualmente sendo lançado para empresas qualificadas e aprovadas. “Nesse momento talvez não esteja disponível para todos. Aos poucos serão liberadas as atualizações. Se você ainda não viu essas opções no seu Instagram, é provável que sua conta ainda esteja sob análise ou que não tenha sido aprovada”, comenta.
Para as contas que já foram aprovadas, a especialista explica que é necessário primeiro associar seu perfil comercial a uma loja no Facebook ou a um catálogo no Gerenciador de Negócios e, em seguida, habilitar a marcação de produtos em sua conta do Instagram. “Você pode marcar até cinco produtos por publicação de uma única imagem ou 20 produtos por publicação de várias imagens, novas ou já existentes”, completa.
Ainda segundo Simone, para marcar produtos em suas publicações, é imprescindível que você primeiro habilite as compras no seu perfil comercial. Também será possível editar suas publicações, caso deseje marcar outros produtos posteriormente. A identificação destas postagens se dá por meio de um ícone em formato de bolsa e as mercadorias recebem uma etiqueta de preço. “Essa é mais uma funcionalidade para fortalecer a presença online de marcas que desejam vender pelo aplicativo”, ressalta Simone.
Uma outra funcionalidade, recém lançada, é que agora é possível inserir as hastags (#) ou endereço de um perfil (@) na descrição de sua biografia, nos dois tipos de contas. “a publicação do endereço de um perfi é indicada se você quer sinalizá-lo para seus seguidores, já as hastags são estratégicas para identificar, por exemplo, uma coleção de roupas ou até mesmo um evento”, afirma a especialista.
Simone Siqueira teve sua primeira experiência como empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma.
Desde então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação Digital e há 5 anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na conquista de uma forte Identidade digital.