Profissionais

Gestão de encantamento.

Pequenos detalhes que fazem a diferença na forma de atender, entender e encantar clientes

Tem coisa mais sem charme que a rotina de trabalho? Sai atrasado daqui, voa para lá, atende ou é atendido às pressas, nunca dá tempo para nada… Solução para a correria não tem. Mas bem que o dia-a-dia do mundo dos negócios podia ter novos rituais para além dos proporcionados pelas altas e baixas do mercado financeiro.

Por exemplo, gentilezas, que por vezes custam pouco mas fazem muito bem para quem recebe! Isso não significa gastar mais com bobagens. Significa pensar em pequenas ideias que fazem a grande diferença ao receber e visitar clientes, ao gerir uma equipe, ao administrar um projeto.

Pequenos detalhes que fazem a diferença na forma de atender, entender e encantar clientes — ora, a base das tratativas comerciais e sociais! E certamente têm o poder de mudar o clima corporativo para algo mais ameno, mais prazeroso. Já dizia sabiamente Edward George Bulwer-Lytton: nada é tão contagioso quanto o encantamento.

Afinal, depois da experiência, o que fica? Fica a memória. E vários objetos que têm o poder de representar estas memórias. Pode ser o shampoo, o lápis e o bloquinho, o lustra sapatos. Ou uma foto com o chef, com a camareira, com o comandante. Algo que tenha um vínculo com a situação vivenciada, e que as pessoas queiram levar para casa, ter por perto — objetos que contam histórias, encantam as pessoas e fazem toda a diferença no relacionamento com as marcas.

Quem é que não quer ser mimado e bem tratado?

Definitivamente as empresas precisam aprender um pouco com o modelo de atendimento dos hotéis. Ter pantufas na entrada da sala de reuniões da sua empresa seria um espetáculo. Mas nem precisa de tanto. Um sorriso e um radiante “bom dia” já faria toda a diferença. É hospitalidade corporativa. É ritual de troca. É gifting!

Que o comércio e a indústria nos ouçam!

Ah! Que nos ouçam!