Vista como um mercado-chave para a F1 pelo Liberty Media, a China vai ser palco de um ‘Fan Festival’ marcado para o fim de semana do GP em Xangai — a cidade mais populosa do país —, entre 13 e 15 de abril.
O evento vai marcar a apresentação do novo mascote da categoria, que já tem nome definido: Axel.
Apoiado pelas patrocinadoras oficiais da Fórmula 1, como a Heineken, Pirelli, DHL e Emirates, e também pela petrolífera malaia Petronas, o evento vai começar na sexta-feira (13) com a presença de dois campeões do mundo: Jackie Stewart, dono dos títulos de 1969, 1971 e 1973; e Nico Rosberg, campeão em 2016 e que tem em Xangai um lugar especial. Foi lá que, em 2012, o alemão venceu pela primeira vez e deu o primeiro triunfo da Mercedes após seu retorno à F1.
Alexandre Molina, diretor de eventos da F1, destacou a chance de colocar a categoria mais próxima dos fãs em Xangai. “Estamos muito orgulhosos de que o primeiro Fan Festival da F1 neste ano vai ter lugar em Xangai, uma cidade num país como a China, onde há um incrível potencial interesse pela modalidade. A cidade vai ter a chance de viver o GP da China de uma forma singular e descobrir a ‘Loucura Projetada’ que caracteriza o topo do automobilismo mundial.”, salientou o executivo, citando o tema-base do Liberty Media para atrair novos fãs para a F1.
O evento vai ter também atrações musicais, como o DJ holandês Armin Van Buuren, que vai tocar na noite de sexta-feira, e a cantora sino-canadense Angela Chang, que vai se apresentar no sábado.
O mascote Axel também foi anunciado pelo Liberty Media em comunicado emitido no último domingo. O Festival Heineken de F1 em Xangai vai ver a estreia do novo mascote da F1, Axel, que vai elevar a atmosfera dos festivais de F1 por meio de um entretenimento atrevido, incluindo impressionantes habilidades de dança urbana para engajar com o público. Axel também vai se unir aos vários games ao redor do festival.
Além de Xangai, cidade com quase 25 milhões de habitantes, o Liberty Media planeja realizar outros ‘Fan Fest’ em 2018 em cidades como Marselha, Berlim e Miami.