MICE

Livro trata sobre transformações urbanas para cidades inteligentes

O livro ‘De Smart City a Destino Turístico Inteligente’ segue como inspiração o provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho...se quer ir longe, vá acompanhado”.


O livro ‘De Smart City a Destino Turístico Inteligente’ da autora Angélica Molteni Paixão, recém lançado no evento Smart City Expo & Congress em Curitiba, segue como inspiração o provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho…se quer ir longe, vá acompanhado”.

Trata-se de uma obra sobre colaboração, fruto da tese de doutorado da autora e mais de 20 anos de experiência na área, que apresenta seu modelo de agenda de transição para cidades que desejam se tornar um destino turístico inteligente (DTI).

A autora costuma dizer que a colaboração é fundamental na construção de relacionamentos fortes e duradouros, já que as competências e a experiência dos atores envolvidos no processo criam soluções e benefícios mútuos para os mais diversos desafios. 

Um-deles é a coopetição (cooperar para competir), característica presente no turismo, que possibilita gerar e compartilhar novas ideias; facilita o brainstorming e acelera projetos de longo prazo; fomenta o empoderamento, a transparência e a interdependência entre os membros; alicerça o trabalho em equipe e proporciona times mais comprometidos com senso de propósito, inteligência coletiva e aprendizagem mútua; impulsiona o desenvolvimento e a inovação ao multiplicar forças; incentiva a diversidade e a criatividade; melhora a tomada de decisão e a resolução de problemas.

As transformações sociais e tecnológicas demonstram que a transição de destinos turísticos deve ser gerenciada por um processo de governança colaborativa.

Passamos por mudanças intensas e, por isso, os gestores das cidades devem investir em modelos de turismo mais inteligentes, inovadores e sustentáveis, beneficiando visitantes e visitados.

Neste sentido, a colaboração é cada vez mais relevante e crucial, seja nos programas de ESGs das empresas (governança ambiental, social e corporativa), seja na liderança dos gestores de destinos turísticos. Em ambos os casos, as organizações buscam evitar gargalos e conflitos, além de estimular pontos de melhoria por meio da reflexão, da autoavaliação, das reuniões eficientes, da clareza de responsabilidades e do planejamento estratégico.

Pensando nesses desafios, o livro pretende colaborar com a construção de uma agenda para implementação de DTIs no Brasil, maximizando os benefícios do setor, em especial nos segmentos turísticos de negócios e eventos MICE.

A transformação das cidades para o modelo smart city passa por equilibrar e gerenciar os pilares da governança, inovação e sustentabilidade, baseados em um processo de gestão estratégica e marketing colaborativo.

São desafios complexos que exigem dos administradores urbanos e gestores públicos, soluções criativas na constante busca por qualidade de vida dos seus cidadãos e na melhoria da experiência de seus visitantes.

O livro evidencia que os fóruns ou conselhos, grupos de interesse, associações de classe ou corporativas precisam colaborar para disseminar princípios éticos que orientam a boa governança e as políticas públicas para DTIs. 

Mais de 500 referências (artigos científicos, dissertações e teses, livros e relatórios) proporcionam uma base teórica relevante e aprofundada sobre todos os temas apresentados neste livro.

O livro deixa claro que a falta de colaboração é o inimigo do desenvolvimento turístico, pois é ela que melhora a qualidade, produtividade e competitividade turística, assim como a imagem e a reputação de um destino.

Trata-se de um estudo sério com análises inteligentes, fundamental para qualquer gestor de destino turístico que precisa lidar com mudanças significativamente complexas.

Não é um livro sobre tecnologias aplicadas ao turismo, mas, sim, sobre como uma agenda colaborativa de transição pode nos levar à verdadeira inteligência em cidades que desejam ser reconhecidas como socialmente justas, economicamente prósperas e ambientalmente equilibradas.

Para visitantes e visitados, essa é a maior inteligência de todas!

A inteligência da hospitalidade!!!