O projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura ganha as ruas de Curitiba a partir de maio, levando arte e informação de forma gratuita para todos os cantos da cidade.
Realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio Master do Grupo J. Malucelli, conta com dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes.
O Ônibus Museu conta com painéis, fotografias, réplicas de obras de arte, tablets e televisões com conteúdo de museus curitibanos e também de todo o mundo, para ensinar e realizar oficinas artísticas. Já o Ônibus Palco é equipado para apresentações de música, teatro, dança e circo, com estrutura de som e luz completos.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura para toda a população, os ônibus vão fazer paradas em escolas públicas municipais, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), escolas de educação especial, parques, praças e Ruas da Cidadania.
Eles percorrerão todos os bairros, contribuindo também para a formação de plateia e o sentimento de fazer parte da cidade. Crianças, em idade que despertam para a sensibilização cultural, e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.
De acordo com a coordenadora do projeto e diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli, o projeto prevê dois anos de duração. O Ônibus Palco terá mais de 380 apresentações teatrais em locais públicos nos finais de semana, espetáculos teatrais em escolas e eventos comunitários durante a semana, concertos musicais didáticos, contações de histórias e shows de danças e grupos folclóricos. Já o Ônibus Museu deve levar cultura a 48 mil crianças das escolas publicas municipais.
Estrutura
Cada ônibus terá uma programação independente e completa, com equipes específicas.
O Museu contará com monitores para ajudar o público na interpretação das obras e descobertas de novos significados, propondo atividades interativas. Logo ao entrar, o visitante encontrará uma tela interativa com mapa indicando a localização do bairro e pontos de referência da cidade.
Fotos novas e antigas vão mostrar a evolução urbana, enquanto tablets retratarão a história da cidade, do bairro e permitirão passear pela história da cidade. Será possível também visitar virtualmente os museus locais e os principais do mundo, por meio de óculos de realidade virtual.
Na parte externa, será montada uma tenda com atividades de leitura, jogos, desenhos e uma caixa de areia onde o conceito de arqueologia será trabalhado pelas crianças por meio de escavações onde encontrarão objetos feitos numa impressora 3D.
Já o Ônibus Palco vai apresentar diversas expressões artísticas, como música, teatro, dança e circo, sempre buscando a interação com o público. Artistas das comunidades e de grupos locais, alunos de faculdades de artes e companhias étnicas farão parte do elenco rotativo.
Os dois veículos têm em comum a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes. Além disso, cadeiras projetadas para idosos e pessoas com dificuldades motoras vão ser colocadas nas plateias. Material em Braile, legendas e peças que podem ser tocadas serão a porta de entrada para atender ao público com necessidades especiais.
A Prefeitura Municipal de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto. Por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba, cedeu os dois ônibus em comodato durante a realização do projeto. A PUC também é parceira: professores e alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais criou a programação da parte interativa do Ônibus Museu.
O patrocínio master é do Instituto Joel Malucelli. Conta ainda com incentivo por meio da Lei Rouanet das empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertipar. A realização é do Solar do Rosário e do Ministério da Cultura.