A organização do Dia Mundial da Criatividade 2018 celebrou o sucesso do evento realizado no dia 21 de abril, e confirma que a edição de 2019 já começou a ser trabalhada. A principal ideia é continuar garantindo a gratuidade das palestras, dinâmicas e workshops e expandir o número de cidades em todo Brasil com a meta para alcançar 150 municípios.
Ao todo, em 2018, foram 16 mil vagas distribuídas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Teresina, Salvador, Curitiba, Campinas, Caxias do Sul, Vitória, Caruaru e Recife.
O evento entrou em 2018 para o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países.
“Acredito que o evento apresentou a importância da criatividade e da inovação. Serviu de inspiração. Foi muito gratificante ver as pessoas se conectando e colocando para fora todo seu potencial criativo.” é o balanço de Lucas Foster, líder e coordenador do DMC, que começou a ser organizado por ele no Brasil em 2014.
Outra novidade anunciada no evento de 2018, é a parceria entre IdeaFixa, uma das maiores comunidades criativas da América Latina, e a ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade em 2019. Para Janara Lopes, fundadora da IdeaFixa, “A população abraçou o Dia da Criatividade, e, ao longo do dia, muitas pessoas vieram ressaltar a importância de ações como essa.”
Foram mais de três mil fotos postadas com hashtags envolvendo o DMC, muitos participantes elogiaram a realização do evento que aconteceu durante o feriado de Tiradentes que contou com a Avenida Paulista fechada.
Entre as palestras mais procuradas no site se destacaram as com temas como design, criatividade, cultura maker, comportamento, empreendedorismo, tecnologia e inovação.