O Fórum Eventos, considerado o mais relevante encontro da indústria de eventos no Brasil, fechou a edição de 2018 com recorde de resultados e avaliações. Foram mais de 520 participantes, sendo 230 gestores de eventos – clientes finais e agências de live marketing, 90 congressistas e 115 palestrantes, professores, patrocinadores, jornalistas e criadores de startups.
O encontro, que aconteceu no final de abril, na Capital paulista, contou com vinte painéis e cerca de 60 especialistas em eventos nacionais e internacionais com novidades e tendências do setor.
Pela primeira vez em seis edições, o Fórum Eventos trouxe, ainda, o 'Startup Challenge', com 20 empresas apresentando suas ideias e soluções para o mercado de eventos; as finalistas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos no palco e ganharam mentoria de investidores.
Para 97,8% dos participantes o Fórum Eventos atendeu ou superou expectativas, sendo 100% dos patrocinadores e dos gestores de eventos. A organização do evento foi boa ou excelente para 94,6%.
A respeito da possibilidade de novos negócios, a pesquisa revelou que 79,6% dos participantes consideraram o ambiente excelente ou bom, sendo 81,2% dos patrocinadores e 87,9% dos gestores de eventos. Para 83,69% foi excelente e boa a avaliação de retorno do networking realizado, sendo 100% dos patrocinadores e 90,9% dos gestores de eventos.
“Networking ativo e conteúdo. Havia maior número de clientes neste ano.”, comentou Claudia Coelho, diretora do Expo Center Norte (patrocinadora). A opinião é compartilhada por Francelize Moleta, gestora de eventos da Biometrix. “O formato que promove o relacionamento de cliente e fornecedor, rodada de negócios; o conteúdo das palestras; praticamente, o evento foi excelente.”
Os índices de expectativas superadas também foram acima dos 90% para diversos itens analisados, como A&B, qualidade dos palestrantes, comunicação visual, cenário, organização, espaço e área de exposições.
“Achei, de uma forma geral, muito bem organizado incluindo a gastronomia muito boa (almoços e coffees break), cenografia de palco muito bem produzida, comunicação visual interna, mesas e externa ao salão principal também. Material gráfico, caderno, site e app, muito bons. Centro de Convenções muito bom, incluindo limpeza e organização em geral.”, avaliou Adriane Ferrari, gestora de eventos.
O Grupo El Dourado, especializado em alimentação para feiras, congressos e eventos em geral, responsável pelo A&B do Fórum Eventos, teve uma das melhores avaliações do evento, sendo que 99,41% dos participantes consideraram que seus serviços superaram as expectativas. Seus diretores também avaliaram como positiva sua participação no evento.
“É muito importante para o Grupo, que é líder em catering para feiras de negócios do Brasil, participar do Fórum. Representa a consolidação da nossa marca e a oportunidade de fazer contato com parceiros e potenciais clientes que estejam no evento. Muitos vieram falar conosco sobre como mudamos o cenário da gastronomia em eventos e o quanto nossos serviços e produtos são diferenciados. Isso é muito gratificante e mostra que os objetivos estão sendo alcançados, mas também nos deixa com responsabilidade ainda maior para continuar oferecendo nossa expertise com excelência.”, comentaram Caco e João Paulo, da diretoria do Grupo.
A cenografia do palco do Fórum Eventos 2018 foi um dos destaques do evento. Produzida pela Bueno Arquitetura Cenográfica, patrocinadora do Fórum Eventos desde sua primeira edição, a cenografia foi muito elogiada por todos, tendo 95,77% dos participantes considerado que a mesma superou suas expetativas.
Leila Bueno, diretora da empresa, lembrou que a participação no Fórum Eventos é determinante e já fica no calendário da empresa. “É o evento mais completo nessa área. Por isso, vejo que o Fórum acaba aglutinando todas as discussões mais pertinentes e com um relacionamento muito importante. Sabemos que vai gerar credibilidade, confiança e que terá uma boa repercussão. Por isso é bom estarmos lá, tanto como gestores estratégicos, para aproveitar o conteúdo, quanto como fornecedores e poder colocar nosso serviço a serviço. Damos e recebemos muito e esse é o verdadeiro teor da parceria.”.
O encontro teve apoio institucional da CNC, Sesc, Senac e destino México e patrocínio do Centro de Convenções Rebouças, Grupo Eldorado, Bueno Arquitetura Cenográfica, Projetech Eventos, RSTcom, Expo Center Norte, Rio CVB, Royal Palm Hall Eventos, GJP Hotels & Resorts e Teleeventos. GL Events, Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren e Yazo Connecting Experiences; Hathor Comunicação, Moblee, Tech House, Grupo Atual Victória, Vice Versa, Stoc, Levitatur, HZ Eventos, Pombo Lindberg, Trembão e Cabify.
Entidades apoiadoras: Ampro – Associação de Marketing Promocional, Unedestinos, Abeoc Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, UneDestinos, MPI Brazil – Meeting Professionals International, Iaee – International Association of Exhibitions and Events e CEM – Certified in Exhibition Management.