Festivais

The Town terá experiência única na São Paulo Square ao som de muito jazz e blues

No dia em que realizou o primeiro grande ensaio com a presença de bailarinos, músicos, parte do cenário e divulgação do line-up completo do espaço, festival também anunciou Demi Lovato no dia 2 de setembro e Leon Bridges no dia 3.


O The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, trouxe mais uma grande novidade, incluindo novos nomes para o palco do São Paulo Square e dois grandes nomes internacionais para os palcos Skyline e The One. Demi Lovato vai se apresentar no dia 2 de setembro, mesmo dia em que Post Malone será headliner. 

No palco do The One, Leon Bridges é o mais recente nome confirmado. O artista se apresenta em 3 de setembro, mesmo dia que Seu Jorge é a atração principal. Já a São Paulo Square é inspirada na região de fundação da capital paulista, com representações de prédios históricos e da arquitetura icônica da metrópole, representando o The Town em sua raiz, com os elementos e atmosfera que inspiraram a criação do festival. 

Foto-Divulgação

Na música, muito jazz e blues com nomes internacionais e nacionais que, em meio a uma cenografia de tirar o fôlego e diversos bailarinos, vão oferecer uma experiência memorável para os fãs que estiverem pelo local. 

Em 14/03, o festival apresentou o conceito de “Tudo é Jazz” no primeiro grande ensaio do palco na Arena 1, do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, com a apresentação da São Paulo Big Band, Orleans Street Jazz, das cantoras Paula Lima, Annalu, Kynnie e Vanessa Moreno e bailarinos, que apresentaram coreografia de Patrícia Kfouri,  mostrando como que este gênero musical é para todas as pessoas, além de estar em muito do que se consome na música atualmente. 

No evento, ainda foi possível ver uma parte do que será a grandiosa cenografia deste espaço inspirado pela arquitetura histórica de São Paulo com uma deslumbrante catedral montada na Arena.

Entre os artistas da São Paulo Square estão Hermeto Pascoal, Paula Lima, Jonathan Ferr, AnnaLu, Hamilton de Holanda, Vanessa Moreno, Ana Cañas, Banda Mantiqueira, Mônica Salmaso e São Paulo Big Band, além dos headliners já confirmados Esperanza Spalding, Stanley Jordan e Richard Bona. 

O The Town acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no autódromo de Interlagos. As vendas oficiais dos ingressos começam em 18 de abril, às 19h, exclusivamente pelo site da Ticketmaster.

Foto Divulgação

A São Paulo Square vai mostrar que o jazz e blues não são estilos musicais elitizados e vem para democratizá-los. Desde que chegaram ao Brasil, os gêneros ganharam características próprias e marcantes, gerando frutos por todos os cantos e guetos, inclusive nas periferias. 

No The Town, os artistas da São Paulo Square vão mostrar como os ritmos estão presentes e interferem diretamente na vida dos cantores que não são do jazz e blues, mostrando como estes estilos vêm complementando e/ou somando-se a outros ritmos, possibilitando derivações e verticais desses gêneros tão cultuados no mundo todo.

Na Cidade da Música, a cenografia da São Paulo Square é inspirada na região em que a cidade foi fundada. Serão sete edificações  que  representam alguns dos principais ícones históricos da arquitetura da capital, incluindo o Teatro Municipal, a Pinacoteca, o CCBB, a Estação da Luz, Mercado Municipal, Museu do Ipiranga e a Catedral da Sé em 1.300m² de fachadas construídas em fibra de vidro. 

Fazendo jus a grandiosidade do espaço, no total, serão utilizados 32 toneladas de cenografia e uma tonelada de estrutura metálica. Durante o primeiro grande ensaio realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi possível sentir um gostinho do que vem pela frente. Parte da cenografia da São Paulo Square, com uma réplica gigante da Catedral da Sé, foi montada na Arena 1 para que músicos da São Paulo Big Band, bailarinos da Orleans Street Jazz Band, e as artistas Kynnie, Paula Lima, AnnaLu e Vanessa Moreno pudessem realizar apresentações.

Foto Divulgação

Presente na ação do Parque Olímpico, Zé Ricardo, Chief Artistic Officer da Rock World, explicou que a São Paulo Square chega para aproximar o jazz do dia a dia do público. “Todos os palcos têm uma narrativa. A São Paulo Square quer mostrar o jazz de uma maneira mais ampla, com uma grande quantidade de atrações, mas também com homenagens a grandes ícones do soul e jazz mundial”.

Foto Divulgação

Roberto Medina, criador e presidente do The Town e Rock in Rio, destaca a atmosfera mágica que a São Paulo Square trará. “Este é um palco muito potente da Cidade da Música, diferente de tudo que já vimos. A São Paulo Square chega com um conteúdo robusto, de muita qualidade, pensado especialmente para refletir toda a cultura do jazz e blues de São Paulo. Ela traz o The Town em toda sua essência. O line-up musical é outro espetáculo, trouxemos nomes que fazem sucesso no Brasil e no mundo afora. Este grande ensaio veio para comprovar o que eu já imaginava: as pessoas vão se encantar pelo palco e estou certo de que não vão querer sair dele”, finaliza.