Experiência de Marca

Abril Laranja alerta contra a crueldade animal

O mês foi estabelecido para alertar aos donos de pets sobre maus-tratos e todas as outras ações que ferem a saúde e o bem-estar animal.

Neste mês, acontece em todo país a campanha Abril Laranja a fim de conscientizar contra toda crueldade animal. Criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a ação tem como principal objetivo prevenir e informar a população sobre o combate aos maus tratos não só de animais domesticados, como também de todas as espécies.

Estudos realizados pelo Instituto Pet Brasil (IPB), apontam que no país há 185 mil animais de estimação resgatados após abandono, sendo que 60% são vítimas de maus-tratos. A pesquisa também mostra que a quantidade de animais de estimação em situação de vulnerabilidade entre 2018 e 2020 passou de 3,9 para quase 9 milhões, dados extremamente preocupantes.

 
Além do trabalho de prevenção, a finalidade da campanha é espalhar o conhecimento sobre as principais necessidades básicas dos animais:

1. Ser livres de fome, sede e má nutrição;

2. Livres de dor, injúria e doenças;

3. Livres de desconforto;

4. Livre de medo e estresse;

5. Live para expressar seu comportamento natural.

Essa campanha é exatamente importante para reverter esse quadro e buscar maneiras de oferecer uma vida digna e livre de crueldade a todos os pets e outros animais, por isso a necessidade do abril laranja, para que esse entendimento ganhe destaque. Nós da Cobasi temos o cuidado de atuar nessas pautas durante todo o ano”, conta Daniela Bochi, gerente de Marketing da Cobasi

Com o intuito de ter participação ativa na educação da população sobre o tratamento adequado e cuidado com animais, a empresa, uma das líderes do setor pet no país, tem à disposição a plataforma Cobasi Cuida. Nela, é possível encontrar informações sobre cuidados, adoção e voluntariado, entre outras.

Crueldade, Abuso e Maus Tratos

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) classifica como maus-tratos atos ou omissões que causam qualquer tipo dor ou sofrimento desnecessários aos animais. Já o abandono é não buscar assistência médica veterinária, submeter o animal a condições estressantes que provoquem algum tipo de sofrimento, não prover cuidados básicos junto a boas condições de saúde, privá-lo de descanso água e alimento, além de colocar em risco sua integridade física e psicóloga.

Ao perceber ou suspeitar que qualquer animal de estimação está sofrendo de maus tratos ou abuso é imensamente importante denunciar estes tutores às autoridades responsáveis e órgãos competentes como: polícia, ministério público, Ibama, secretarias de meio ambiente e Delegacias de Polícia. Importante ter todas as informações possíveis em mãos, como indicação do local e responsável, preferencialmente com datas, fotos e gravações dos maus tratos ocorridos”, conclui Daniela.

Saiba como denunciar maus tratos 

Foto: Divulgação