Uma crítica do técnico Tite, no dia 2 de junho, à abrangência de uma ação social da MasterCard, uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira, surtiu efeito em 4 de junho.
Depois do treinador reprovar a ação, que doaria dez mil refeições a cada gol marcado por Neymar ou por Messi, embaixadores da marca, por entender que ela estimulava o individualismo, a empresa reformulou a campanha.
Para o treinador, a ação deveria contemplar gols marcados por todos os atletas dessas seleções, não apenas por Neymar e Messi. "MasterCard, eu vou falar uma coisa. É muito bonita essa doação em relação a entidades assistenciais. É linda e grande. Assim como é grande também vocês darem pratos se todos os atletas da Argentina e do Brasil marcassem um gol. A gente trabalha enquanto equipe, e, com todos esses valores, pode frustrar um pouquinho. Fica a minha sugestão.", afirmou o técnico.
Agora, a operadora de cartões de crédito doará um milhão de refeições até o fim do ano, independentemente do desempenho da dupla. O movimento é uma ação de apoio ao Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa contemplará crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe.
A campanha é chamada de #JuntosSomos10 e foi iniciada pela MasterCard em abril do ano passado.
Confira abaixo, na íntegra, a nota da empresa:
"Nós na MasterCard ouvimos os comentários sobre a nossa campanha na América Latina com os embaixadores da marca, Messi e Neymar Jr., em apoio ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP). Não queremos que torcedores, jogadores ou qualquer pessoa perca o foco na questão crítica da fome e em nossos esforços para aumentar o apoio a essa causa.
Com isso, estamos ajustando a campanha ao substituir a doação de dez mil refeições por gol feito por Messi ou Neymar Jr. por uma doação de um milhão de refeições em 2018, além das 400 mil refeições que já havíamos doado desde o início desta campanha.
Queremos reforçar que nosso compromisso global de 100 milhões de refeições vai além desta iniciativa e a MasterCard continuará sendo um dos muitos agentes engajados em reverter o ciclo da pobreza mundialmente.
Agradecemos aos embaixadores da nossa marca que continuarão a desempenhar um papel fundamental para nos ajudar a aumentar a conscientização sobre esta causa."