Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2019, por meio do edital que apoia a renovação da cena contemporânea da música brasileira.
O programa procura por propostas que reflitam e contestem o momento de profunda transformação no qual vivemos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho pelo site.
Estão aptos a participarem do processo seletivo artistas, bandas e coletivos de todo o Brasil, que estejam em desenvolvimento das suas carreiras, conectados com uma cultura de paz, liberdade de pensamento e diversidade.
"Buscamos selecionar propostas com potencial criativo para inovar e despertar o interesse das pessoas com um discurso conectado a temas contemporâneos. É importante que o projeto já tenha iniciado sua trajetória profissional de forma consistente e mantenha uma conexão direta com o mercado.", exemplifica Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
A plataforma oferece 4,5 milhões de Reais – com a combinação de recursos próprios da marca e recursos das leis Rouanet (Nacional) e leis estaduais – para o lançamento de trabalhos em qualquer formato, como, por exemplo, álbum, EP, vinil, shows, clipes e livro, que prevejam a disseminação desses conteúdos musicais em diferentes formatos e plataformas. Vale ressaltar que esse valor corresponde apenas ao edital e não envolve a verba destinada ao patrocínio direto a alguns dos maiores festivais de música independente do Brasil.
Em 2018, a novidade do programa é abrir espaço para uma categoria inédita que abrange coletivos culturais. Sendo assim, selos, grupos, blocos, produtoras, casas de show de pequeno porte e centros culturais, entre outros, podem ser eleitos pela curadoria para a produção, promoção e realização de mostras, residências e intercâmbios, conteúdos, entre outras ações.
Serão contemplados no edital Natura Musical projetos de todo o território brasileiro por meio da lei Rouanet e, regionalmente, na Bahia, em Minas Gerais, no Pará, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, via leis estaduais de incentivo à cultura. A curadoria da plataforma é composta por especialistas como artistas, produtores, assessores de imprensa, jornalistas e empresários do mercado brasileiro. O anúncio dos selecionados será feito até dezembro.
Além do financiamento
Natura Musical tem buscado aumentar o impacto no ecossistema da música amplificando o papel da expressão artística como vetor de discussões de cultura e comportamento. No ambiente digital, as redes de Natura Musical e o site do programa oferecem conteúdo exclusivo como uma ferramenta de compartilhamento de ideias, no qual os artistas podem apresentar seu ponto de vista sobre temas como feminismo, diversidade, criatividade, relações afetivas, entre outros.
A plataforma ainda se propõe a auxiliar o desenvolvimento, em longo prazo, da carreira dos artistas patrocinados, por meio da Aceleradora Natura Musical. Ela é formada por uma rede de profissionais do mercado da música, que atua para criar novas conexões e, dessa forma, aumentar o alcance e o impacto dos projetos.
Segundo Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, a aceleradora é um elo entre artistas, festivais, estúdios, selos, casas de shows, distribuidoras, plataformas digitais e agências de comunicação, por exemplo.
"Temos percebido que a circulação dos shows, distribuição dos conteúdos e a comunicação são desafios comuns entre os projetos patrocinados. Com o nascimento da Aceleradora, podemos acompanhar o dinamismo desse mercado por meio da criação em rede. E essa rede de profissionais tem condições de inovar em novos modelos de negócios para o mercado musical.", conclui Fernanda.