Deixados de lado por parte do Brasil, por lá, Padre Cícero, Lampião e Luiz Gonzaga ainda estão vivos na memória do povo.
Para celebrar toda essa riqueza, sem esquecer de suas particularidades, a Schin, marca do grupo Heineken, reconstituiu o legado do eterno Gonzagão em uma campanha integrada que leva diversas ativações nos principais São João do Brasil.
Marcada por um encontro holográfico do “Rei do Baião” com a cantora Ivete Sangalo em um filme emocionante, a estratégia da marca vai além e se expande em diversos desdobramentos.
Com diversas experiências para o público, concepção de lata temática, veiculação de uma carreta de som tematizada, distribuição de chapéus típicos para o calor e uma ação de conscientização sobre o consumo excessivo de álcool, a empresa vai além da mera inserção e revaloriza a cultura nordestina.
São João de Caruaru
Importante cidade do agreste brasileiro, Caruaru é um munícipio de médio porte com 300 mil habitantes, mas no mês de junho ela chega a receber 2,5 milhões que vão até lá para comemorar com a família o período de festas de São João.
Para receber todo esse contingente, a Schin, em seu primeiro ano como patrocinadora da festa preparou “Diferentes ativações ao longo do dia e da noite. Em termos de experiência de marca, criamos o espaço Baião do Gonzagão. Nele, construímos uma casa, onde ali tanto tem música para as pessoas dançarem, mas também tem um museu em homenagem ao artista simulando partes de uma casa tradicional nortista.”, explicou Carina Hermida, diretora de Marketing da Schin.
Além da ativação para o público se divertir e relembrar as suas raízes, a marca levantou a sua bandeira de consumo responsável por meio de uma ação transformadora que revaloriza as particuladores do meio que está inserida.
”Nos preocupamos em espalhar diferentes pontos de troca que as pessoas podem levar três latas vazias e trocar por água. Fizemos uma parceria com os catadores locais para fazer a coleta seletiva. De uma certa maneira, conseguimos juntar sustentabilidade e consumo responsável. Essa ativação acontece em diferentes pontos do parque de eventos e no Alto do Moura, um polo de arte muito conhecido por aqui onde as pessoas vão durante o dia para frequentar os restaurantes do local.”, comentou a executiva.
Com inúmeras ações espalhadas pela cidade, a empresa também ressuscitou Gonzagão em forma de uma estátua viva, desenvolveu uma carreta especial para embalar as noites no Alto do Mouro e distribuiu 30 mil chapéus típicos em apenas dois dias de evento.
“Buscamos fazer uma atuação com plataformas que são relevantes para a cultura local e realmente valorizá-la. é um grande momento de festa popular, depois do Carnaval, a maior. Para nós, esse é o tipo de evento que tem muito a ver com Schin por conta do contexto. São festas que são para a família, são festas as pessoas passam o mês celebrando. Escolhemos estar aqui por Caruaru ser a maior delas e esse é nosso primeiro ano”, falou Carina.
Um ano de Heineken
Adquirida pela gigante holandesa, a Heineken assumiu a operação da Brasil Kirin em janeiro de 2017 e a recente fusão já altera a comunicação das marcas. Cerveja mais vendida da empresa em quantidade bruta, a Schin se alicerça no Nordeste para continuar líder.
Por isso, além do São João ela patrocina pelo segundo ano consecutivo a Copa do Nordeste. “Buscamos fazer uma atuação com plataformas que são relevantes para a cultura local e realmente valorizá-la. Por exemplo, quando falamos de Copa do Nordeste, nós nos perguntamos como valorizar esse campeonato. Quando olhamos, apesar dos grandes torneios conhecidos como nacionais, a Copa do Nordeste traz uma audiência tão grande quanto os jogos que são de fora daqui.”, apontou a diretora.
Atento ao local que ela está inserida e preocupada em se comunicar de maneira relevante com o público, a Schin, comandada pela Heineken, já colhe os frutos do bom trabalho plantado no Nordeste e comenta sobre o retrospecto da mudança.
“O balanço é muito positivo. Não é uma fusão simples, se pensarmos o tamanho das duas empresas, mas quando olhamos atualmente conseguimos ver com clareza a nossa estratégia de marca e portfólio. Temos nossas marcas integradas e estabelecemos de maneira positiva a cultura da empresa. É um balanço extremamente positivo tanto na agenda de marca.”, disse a executiva.
Para o futuro, a marca pretende continuar enaltecendo o Nordeste e comunicar seus valores de maneira consistente.
“Queremos cada vez mais, reforçar o regionalismo. Como contar coisas que gerem uma conexão relevante com o consumidor nas principais regiões. Cada vez mais vamos olhar para as festas populares, que são muito importantes, como já vínhamos fazendo, mas buscando principalmente trazer uma experiência de marca relevante. Usando Caruaru, mais uma vez, como referência. Quando falamos de Gonzagão, nós queremos de uma certa forma enaltecer e valorizar a cultura do Nordeste. Esse é cada vez mais o caminho que buscamos.”, finalizou Carina.