Consolidar tendências, movimentar o mercado de beleza, gerar milhares de empregos diretos e criar oportunidades de negócios são, tradicionalmente, as consequências da Professional Fair, feira de beleza que acontece em Minas Gerais anualmente e que há muito já ultrapassou as fronteiras do Estado para se tornar referência nacional no setor.
Este ano, no entanto, a 15ª edição do evento que teve início no dia 08/07 e segue até 10/07, no Expominas, já supera as edições anteriores em se tratando de público e perspectiva de negócios. A feira deve movimentar R$ 20 milhões.
Para triplicar o público do evento, a organização da feira aplicou um investimento maior em mídia e realizou ações pontuais no Interior de Minas e também em outros Estados, resultando em cerca de 200 ônibus que virão de outras cidades para estacionar direto no Expominas, saindo não só do Interior do Estado, mas também de outras partes do País, como Maranhão, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal, entre outras.
Se no ano passado cerca de 55 mil pessoas passaram pela feira de negócios durante seus três dias de realização, este ano a expectativa é que 150 mil participem do evento.
“Isso será um marco para a Professional Fair e mostra uma capilaridade muito grande do evento em Minas.”, pontua o diretor da Fire Eventos, que organiza a feira, Alexandre Araújo. Segundo ele, a crise macroeconômica não foi totalmente absorvida pelo setor, o que explica este crescimento.
“Os mercados de beleza e de cosméticos sofreram menos impacto com a retração da economia. A expectativa de crescimento de 2% a partir do ano que vem no setor mostra que o brasileiro é muito vaidoso e sempre teve muito carinho pelo setor de beleza.”, explica Araújo, se referindo à pesquisa de beleza e cuidados pessoais da Euromonitor que aponta um crescimento acumulado de 14,3% no mercado de beleza até 2020 no País, e uma média de crescimento de 2,7% ao ano.
Com cerca de 150 expositores confirmados e mais de 450 marcas envolvidas, incluindo os principais nomes internacionais e nacionais do setor, a expectativa é que o evento movimente mais de R$ 20 milhões em negócios. No ano passado, foram R$ 12 milhões. Além disso, desde 2012, o número de expositores aumentou em 60% e houve um incremento de 50% no número de visitantes via caravanas e de 80% no número de participantes dos eventos educacionais.
“A feira é muito importante para movimentar estes negócios, porque o mercado de um modo geral sofreu muito por causa do desemprego, e o setor de beleza se tornou uma alternativa, inclusive entre o público masculino que está entrando com força no mercado de micropigmentação e barbearia. Além de oferecer excelentes oportunidades no campo profissional, o mercado de beleza traz também uma margem de lucro satisfatória para quem quer ser distribuidor de alguma marca. O evento é o habitat para que essas pessoas consigam negociar com as marcas uma futura distribuição em suas regiões.”, sugere Araújo.
Além de fomentar novos negócios, a Professional Fair também emprega 3.500 pessoas só dentro do Expominas.
Programação
Englobando todo os profissionais de beleza em seu público-alvo, como maquiadores, micropigmentadores, esteticistas, cabeleireiros, barbeiros e outros, a feira conta ainda com 11 congressos simultâneos, onde são apresentados lançamentos e novidades, reunindo aproximadamente três mil congressistas.
A programação conta também com workshops, seminários e competições de cortes e penteados e diversos cursos para atualização e qualificação profissional.
Turismo
Dada à sua proporção e movimento, a Professional Fair acaba impulsionando também outros setores da economia, como o turismo. “A Belotur já reconhece a feira profissional de beleza como um entre os cinco eventos que atraem mais público de outros municípios para a Capital mineira. São cerca de 11 mil pessoas de outras cidades que vem a Belo Horizonte para o evento. Só de caravanas, a gente recebe 7.500 pessoas.”, finaliza Alexandre Araújo.