Com passagens como VP e diretor em empresas de telecom do grupo Garantia e saúde (Interclínicas) e últimos anos dirigindo empresas de incorporação (Brookfield), comunicação (Eugenio DDB), tecnologia (Gesto), entre outros setores, Fabio Diogo foi convidado a compor o time da HealthCentriX, onde assume como CBO (Chief Business Officer).
Sua missão é consolidar e levar ao mercado o planejamento da nova empresa de inteligência de dados em saúde, que cresce rapidamente, e, em apenas quatro meses de operação, já tem mais de 200 mil vidas sendo analisadas pelos seus sistemas de inteligência artificial e machine learning.
“Já dirigi uma empresa de tecnologia no setor com quatro milhões de vidas sob cuidados, aprendi como pode ser angustiante administrar a saúde olhando para trás. Por isso, posso dizer que o mercado está prestes a viver um novo paradigma.”, explica Diogo.
“Deixamos de centrar nosso conhecimento nas experiências do passado, olhando apenas para o que já aconteceu. Ao invés de focarmos em uma internação ou cirurgia já acontecida, agora, com inteligência artificial podemos antecipar um quadro antes mesmo desse fato acontecer e melhorar todo o processo desde exames até a estabilização – isso gera ganhos em economia, em qualidade de vida para o paciente e reorienta os custos do setor.”, declara Diogo.
A HealthCentriX foi inicialmente 'investida' por Fabio Abreu e Fabio Boihagian em 2017, e opera no mercado desde fevereiro deste ano. Em apenas quatro meses, já atende clientes como FioCruz e Unimed. Essa é a segunda iniciativa dos empresários no segmento de saúde – anteriormente fundaram a AxisMed, que trouxe ao Brasil o conceito de Gerenciamento de Doentes Crônicos e tornou-se a maior empresa de gestão de saúde populacional do País.
A empresa foi vendida à Telefônica em 2012, marcando o primeiro investimento no setor de saúde do grupo espanhol no mundo.