A Colgate, referência no mercado de higiene bucal, junto com a Gerando Falcões atuou no projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos. A união visa oferecer melhores condições de moradia na comunidade paulista e ainda doará, neste mês de abril, casas sustentáveis às famílias que vivem em situação de extrema pobreza e moram em locais feitos de lona, plástico ou papelão.
A fim de realizar não só o projeto como também o sonho destas famílias, a parceria incluiu a doação de sete toneladas de tubos de creme dental por parte da marca, que foram reciclados e transformados em placas utilizadas na construção das casas. Além disso, a Colgate doou o valor necessário para a montagem das moradias, que contempla a parte elétrica e hidráulica completas, além de telhas acústicas e pisos.
“A-Colgate valoriza o sorriso de todas as pessoas. De forma inclusiva, a companhia atua por meio de diversos projetos que promovem a melhoria social da população, principalmente, nas comunidades.” afirma Flávia Liberman, Diretora de Cremes Dentais da Colgate-Palmolive no Brasil. “No mesmo projeto, conseguimos desenvolver pilares importantes para a companhia: o de desenvolvimento social; e o de sustentabilidade, com a transformação das 7 toneladas de tubos para a construção das casas. Tudo planejado para levar sorrisos e sonhos para estas comunidades”, acrescenta.
“Proporcionar moradia digna é uma excepcional conquista para os moradores da Favela dos Sonhos em decorrência da ação. O lar não só promove dignidade, mas também autoestima e segurança aos habitantes. Fico muito feliz com parceiros como a Colgate contribuindo com soluções inovadoras para interrompermos os ciclos de pobreza na favela”, disserta Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.
O Poder do Sorriso: Social e sustentável
Além de providenciar mais desenvolvimento social por meio dO Poder do Sorriso, a Colgate tem desenvolvido cada vez mais o pilar de sustentabilidade nos programas da companhia. “Este ano, além de melhorar a vida das pessoas nas comunidades, a Colgate reforça a importância da reciclagem de materiais para um meio ambiente mais equilibrado”, observa Nelson.
O projeto, iniciado em 2022, beneficiou centenas de moradores de comunidades brasileiras através de um programa de saúde bucal e acompanhamento odontológico. Dentistas profissionais atenderam crianças e adolescentes de 11 a 17 anos de forma 100% gratuita. Além disso, o programa também distribuiu outdoors sociais com sorriso estampado em fachadas de casas nestas comunidades com o objetivo de estimular o otimismo entre os moradores, além de colaborar com a economia local. No ano passado, o projeto beneficiou as comunidades Cidade-satélite I e II, Jardim Santa Rita (Guarulhos-SP), Zona Periférica (Franca-SP), Valéria e Nova Sussuarana (Salvador-BA), Complexo da Maré, Vila vintém e Rocinha (RJ), Cachoeirinha e Chácara da Fumaça (POA).
Como companhia, Colgate-Palmolive tem entre suas principais metas o apoio às comunidades, promovendo o bem-estar e construindo um futuro mais saudável. Entre os projetos apoiados pela CP Brasil estão Vida Corrida e o Instituto Tiago Camilo, que provem inclusão social por meio do esporte e da educação. Com o programa proprietário “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, a companhia já alcançou mais de 1,6 bilhão de crianças globalmente desde 1991, levando informação e educação sobre saúde bucal.
Já o Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida – é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
O projeto está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos. Na Favela dos Sonhos, são realizadas intervenções em vielas, iluminação pública, pintura, substituição de moradias, entre outras ações.
Foto: Divulgação