Experiência de Marca

Incomum cria novo conceito para o Arroz Emoções

Foram quatro dias de entrevistas com empresas representantes, vendedores e gerentes de loja. Além disso, foram abordados cerca de 50 consumidores e visitados aproximadamente 40 pontos de venda.

Uma parceria que iniciou há 20 anos foi retomada em 2018 entre a Agência Incomum e a Nelson Wendt Alimentos para dar manutenção à marca de Arroz Emoções, carro-chefe da empresa do setor arrozeiro.

A Incomum foi escolhida para aplicar a metodologia própria Plano de Voo e definir novas estratégias para transmitir quão especial o produto é nos mercados em que atua.

O Arroz Emoções é líder de vendas no Nordeste do País. Por isso, a Incomum iniciou sua imersão para a fase de diagnóstico entre as cidades de Salvador, Recife e Fortaleza. Foram quatro dias de entrevistas com empresas representantes, vendedores e gerentes de loja. Além disso, foram abordados cerca de 50 consumidores e visitados aproximadamente 40 pontos de venda.

O público interno da empresa (diretores, gerentes, membros da família proprietária, funcionários e equipe comercial) também fez parte do processo: foram 20 horas de entrevistas. Essa primeira etapa resultou em um saldo muito positivo para se concluir como a empresa é vista por todos esses públicos: íntegra, transparente, aberta ao diálogo, acessível e confiável.

O diagnóstico permitiu criar o conceito "Sabor se faz com o coração". Assim, a Nelson Wendt passa ao seu público a mensagem de que o arroz não é apenas um alimento especial para os brasileiros, indo muito além. A empresa atua com zelo em cada etapa da sua produção, desde o plantio até a venda.

Segundo a sócia diretora da Incomum, Ana Paula Bachiega, a criação desse conceito foi possível ao se perceber que, de fato, a produção do arroz Emoções é vista com atenção especial.

Planejamento

A etapa de planejamento do Plano de Voo foi colocada em prática pela primeira vez durante a convenção nacional da Nelson Wendt, que aconteceu em Pelotas e reuniu representantes comerciais de todo o País.

Os participantes puderam conhecer os pilares e o novo conceito da comunicação da empresa. Eles tiveram ainda a oportunidade de acompanhar palestras e dinâmicas colaborativas promovidas em parceria com a Laborama, onde expuseram as suas opiniões, sugestões e impressões, ajudando a traçar os rumos comerciais que a empresa adotará.

Agora, o trabalho concentra-se em uma nova etapa de conversas com a diretoria para que as sugestões coletadas durante a convenção possam ser avaliadas e colocadas em prática. Isso deve originar as próximas ações a longo prazo.