Grandes nomes nacionais e internacionais da área de gestão estarão em Curitiba no Fórum Pulire América, consagrado encontro de negócios que se realiza em Milão, na Itália, a cada dois anos.
O responsável pela realização no Brasil, Adonai Arruda, presidente da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), explica que o evento será focado num alto nível de gestão, reunindo toda a cadeia do setor de serviços.
Na Europa, o fórum é promovido pela gigante do setor, a italiana Afidamp (Associação dos Fabricantes Italianos de Equipamentos, Máquinas e Produtos para Limpeza Profissional).
Para o evento brasileiro, a instituição se uniu à norte-americana Issa (The Worldwide Cleaning Industry Association) e à Facop, para discutir, em sete painéis e dois encontros, a gestão de empresas.
“O tema do encontro, a limpeza como um valor absoluto é um convite para rever a cultura do comportamento humano.”, explica o especialista italiano Toni D’Andrea, diretor-executivo da Afidamp Servizi.
D’Andrea também é diretor-gerente da Pulire, plataforma internacional de comércio integrado da indústria de limpeza. Ele também aposta no exercício coletivo da inteligência para melhorar a sociedade e criar perspectivas para o bem-estar.
Os encontros se destinam ao debate empresarial e laboral. De acordo com Adonai Arruda, estarão reunidos especialistas do Brasil, México, Argentina, Nicarágua, Estados Unidos e Itália para discutir o que esperar do futuro, inovações, melhores práticas e os novos cenários empresariais e sociais. Sempre do ponto de vista da ética e da transparência.
Os painéis exploram assuntos do interesse de todo o espectro empresarial, como o valor da marca, qualificação, sustentabilidade e dignidade. É esperada a participação de cerca de 700 profissionais, nos dias 9 e 10 de agosto, na Universidade Positivo, em Curitiba, o que resulta também em grande oportunidade de ampliação do networking das empresas.
Esta é a primeira vez que o Fórum Pulire é realizado fora da Itália. A ideia, segundo Arruda, é fidelizar Curitiba na realização do evento. Além dos especialistas europeus e americanos, fazem parte do grupo de debatedores profissionais da Argentina, México e Nicarágua, entre outros países.
Programação
Os debates começam com o painel “Tecnologia”, que analisa o impacto de seus elementos e ferramentas no mercado atual e futuro. “Num mundo em que a competitividade é redefinida quase que diariamente, o sucesso nos negócios depende cada vez mais da qualificação, sustentabilidade, reputação e de um bom networking.”, comenta o mediador deste encontro, o norte-americano John Barret, diretor-executivo da ISSA. Com ele estarão o diretor-geral da Karcher Brasil, Abilio Cepêra; o norte-americano Collin Anderson, CEO da USF; e Carl Amorim, executivo do Blockchain Research Institute no Brasil e coordenador da pós-graduação em Blockchain da FGV.
Ainda no primeiro dia do Fórum, serão realizados mais dois painéis e o encontro laboral, que vai discutir as relações entre patrões e empregados no Brasil e no mundo. Deste encontro fará parte uma das maiores autoridades italianas no assunto, Gianfranco Piseri, responsável pelas relações sindicais do Consorzio Sintezi.
O painel “As dimensões da sustentabilidade efetiva – Muito além do impacto no meio ambiente: fatos e fatores que definem a sustentabilidade do seu negócio”, terá como moderador o diretor-geral da RL Higiene, Ricardo Vacaro, membro do Instituto Akatu de Consumo Consciente. Os painelistas são Norman Arruda, presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), e o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri. Participa também deste painel a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fabiana Cristina de Campos.
O terceiro painel do dia, sobre reputação, traz quatro empresários que já provaram do que são capazes. Estarão lá Brunno Kukulka, sócio e diretor do Hard Rock Café; o premiado cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown; e Beto Madalosso, criador da Forneria Copacabana e presidente do Portal Tutano Gastronomia.
O painel tem mediação do consultor Rogério Mainardes, ele mesmo um novo empreendedor gastronômico. Na pauta, o “Posicionamento da marca uma questão de valor – Valores agregados: construção e manutenção da marca. Como ganhar novos mercados mantendo os atuais?”.
O segundo dia do Fórum Pulire América começa com a discussão sobre a importância da “Qualificação para a produtividade na indústria da limpeza”. Para evidenciar a educação como chave para o sucesso dos negócios, estarão neste painel uma das maiores autoridades no mercado de Facilities Management, a jornalista e administradora Léa Lobo; Maria Letizia Marchese, especialista na área de educação profissional, educação a distância e psicopedagogia; Gilda M. Péres Rios Aldana, presidente do Centro de Fortalecimento Organizacional (Grax), conceito que apoia o “desenvolvimento de pessoas felizes em empresas de sucesso”; e a nutricionista Nani Culubret, consultora do Senac/Fecomércio, especialista em Gestão de Projetos de Alimentação e Nutrição e Gestão Empresarial.
Ainda pela manhã do dia 10, será realizado o painel Dignidade. Moderado por Eduardo Guimarães, presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP), estará em debate o futuro das empresas e o impacto da dignidade coletiva na cadeia produtiva da empresa. Do painel fazem parte Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene; Josias Cordeiro da Silva, presidente do WTC Brasil; e Divan Saraiva da Cruz, gerente da Divisão de Serviços Gerais.
À tarde acontece o encontro empresarial, com o tema “Compliance e o Mercado internacional”. Especialistas estrangeiros e brasileiros discutirão a relação entre compliance, governança e estratégia corporativa. A moderação será feita pelo diretor-executivo da Afidamp, o italiano Toni D’Andrea, que desenvolveu a plataforma expositiva internacional Pulire que representa o projeto mais importante de participação integrada no sistema internacional de feiras no setor da limpeza profissional. Há muitos anos dedica-se à construção de relações estratégicas entre os protagonistas do setor da limpeza no mundo inteiro.
Com ele, estarão o presidente da Facop, Adonai Arruda; Carlos Huerte, especialista em padrões Cims para certificação de empresas de limpeza; Eduardo Aurélio Fernández Barrera, presidente da Associação Mexicana de Empreiteiros e Fornecedores de Serviços para a Indústria (AMCPSI), Cecilia Peluso, presidente executiva da Limpiolux; e o ex presidente do Citi Bank Brasil, Hélio Magalhães, hoje presidente do Conselho de Administração da Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham).
O Fórum Pulire América é uma realização da Afidamp, Issa – The Wordwide Cleaning Industry Association e Facop com o patrocínio de Spartan, Kärcher, BRDE, Fecomércio-PR, Benefício Social Familiar do seu Sindicato, Sanepar, Biorc, Copel e Alelo.
Apoiadores: Sette Uniformes, Grupo Positivo, Esic – Business & Marketing School Internacional, Câmara de Comércio e Indústria do Paraná, Irip-Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Febrac, Abralimp, Curta Curitit!ba, Instituto Municipal Curitiba Turismo, World Trade Center Curitiba, Allia, RL Higiene, Infra Outsourcing & Workplace, Blockchain Institute Brasil, Siemaco, Seac, IAP e Isae Escola de Negócios.
Agência oficial: BWT Operadora.
Cia Aérea Oficial: Latam Airlines.
Rádio Oficial: CBN Curitiba 90.1.
Veja mais no site.