Em tempos de marketing de guerrilha, o mercado tem a necessidade de gerar experiências reais e interações que conquistem o público final. A experiência ganhou espaço fundamental na comunicação.
O live marketing, somado à publicidade clássica, torna o evento, feira ou ação de marketing, muito mais impactante e gera um engajamento acima dos padrões.
Segundo pesquisa organizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) e realizada pela SSK, o investimento no setor de live marketing deve crescer nos próximos anos.
Por meio do seu Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação, a Ampro revela que o setor movimenta R$ 43,9 bilhões anuais. O levantamento consultou 156 empresas de todo o Brasil, sendo 81% de grande e médio portes, e a maioria (59%) do setor de serviços, de mais 20 segmentos de atuação.
Entre as ferramentas do live marketing mais utilizadas nos últimos anos destacaram-se os eventos, feiras e congressos, para 77% dos respondentes, seguidos das ações promocionais (62%) e de incentivo (56%).
O live marketing, podemos dizer que é o guarda-chuva de todas as ações, eventos e campanhas que ocorrem ao vivo na relação do consumidor com marca ou produto, que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação.
O live marketing atinge este objetivo, que se define pelas atividades que proporcionam interlocução viva entre pessoas e marcas, provocando compreensão diferenciada dos produtos. Ele é o marketing de entretenimento com ações promocionais, e vem para suprir as necessidades cada vez maiores do consumidor.
O foco do marketing sempre foi o aumento do conhecimento sobre a empresa e seus produtos, mas não é suficiente mais, hoje, é preciso também que as pessoas falem e se envolvam com a marca. E, em tempos de redes sociais, esse engajamento se torna ainda mais estratégico.
Um exemplo é o que a agência de live marketing WIT.Ad desenvolveu para a Fenin Fashion 2018, uma das maiores feiras de moda do Brasil, onde o desafio era, em um nicho de mercado voltado aos atacadistas de moda, aparecer e convencer, transformar espaços em experiências positivas e ainda compartilhar todo o processo no digital, amplificando o público para aquela marca ou produto.
O trabalho da agência começou três meses antes da feira, com os primeiros esboços dos estandes. "Coordenamos uma equipe de 120 profissionais, para um processo de criação, concepção e montagem de seis estandes, com mais de 800 m2 de área construída.", exalta Ronny Nascimento, diretor da WIT.Ad.
Uma feira desse porte não pode ser apenas um local de proximidade com os clientes, tem que ser uma ferramenta de comunicação para marcas e produtos. Entendendo o mecanismo de live marketing e criando uma conexão com o público-alvo, de forma pessoal, entre consumidor e marca, o processo flui.
O impacto do consumidor se fez com catálogos distribuídos por modelos, ações de merchandising one to ne, DJs, quiosques de alimentação nos estandes, ações em mídias sociais, estande com carros clássicos. "Essa autenticidade transforma como o público enxerga determinada marca ou produto e se torna essencial nesses novos tempos de muita concorrência.", explica Ronny.
Outro case de sucesso da WIT.Ad é a feira Brasil Trading Fitness Fair (BTFF), feira do setor fitness, em que a agência, além de desenvolver o site do evento, é a montadora oficial e responsável por todo o trabalho de live marketing dos seus clientes e parceiros.
A agência de live marketing WIT.Ad nasceu dessa necessidade de se gerar experiências reais e interações que conquistem o público final tanto no virtual como no presencial. "A WIT.Ad é na essência, live marketing, e para isso contamos com um conhecimento de mais de 15 anos e equipe afinada.", finaliza Ronny.