Com o intuito de desempenhar um papel ativo na discussão sobre consumo responsável e mudar positivamente o comportamento de seus consumidores, a Heineken divulga resultados de uma pesquisa global que aborda o consumo de álcool e direção.
O estudo é parte da iniciativa “When You Drive, Never Drink”, que há três anos se dedica a mudar positivamente o comportamento cultural de seus consumidores.
Realizado em dez países (Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Índia, África do Sul, Vietnã, Holanda e México), o estudo analisou condutores de ambos os sexos e com idades entre 25 e 54.
Entre os principais pontos apurados pela marca estão que 68% dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir e que 49% das vezes se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos.
A pesquisa também avaliou que 51% dos entrevistados não compreendem os riscos em torno da escolha em beber antes de dirigir, sendo que 64% deles mudariam seus hábitos se tivessem outras opções disponíveis de transporte e locomoção.
Além disso, o estudo revela que 46% dos consumidores dizem que conhecem as leis de trânsito e sabem os limites de concentração de álcool no sangue, e, em análise mais profunda, apenas 18% sabem corretamente quais são estes limites.
“Acreditamos que o estudo pode causar uma reflexão e incentivar uma mudança cultural, formando assim uma atitude positiva e de consumo responsável de álcool.", comenta Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken. “Queremos inspirar as pessoas a tomar a decisão certa e transformar a pressão dos amigos em suporte a fim de ratificar que uma cerveja faz a diferença quando se está ao volante.”, conclui.
Com o intuito de reforçar as mensagens de que bebida e direção nunca devem se misturar, a Heineken iniciou em agosto a veiculação no Brasil, em TV aberta, TV a cabo, além de conteúdos para plataformas digitais, a campanha "No Compromise”, estrelada pelo ex piloto e campeão mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg.
O filme criado pela Publicis Itália explora situações da rotina do ex piloto alemão e sua busca pelo centímetro ou décimo de segundo que levam um piloto a ser um verdadeiro campeão e como não ceder à pressão de amigos ao recusar beber uma única cerveja, respondendo que está dirigindo.
“Estamos orgulhosos por reforçar uma mensagem tão importante para a nossa marca pelo terceiro ano consecutivo.” comemora Vanessa.
“As nossas peças trazem à tona uma discussão muito importante, especialmente em um país com tolerância zero de álcool ao volante, como é o caso do Brasil, ressaltando que uma cerveja é muito para quem vai dirigir. Acreditamos que ela incentiva uma atitude positiva e de consumo responsável de álcool.”, conclui.
A pesquisa encomendada pela Heineken mostra que, no Brasil, 87% das pessoas se planejam para não beber quando irão dirigir, mas acabam cedendo à pressão dos amigos, problema conhecido pelo termo Peer Pressure. O estudo também apontou que 65% dos motoristas brasileiros estão acostumados a beber e dirigir, sendo que 49% destes afirmam ter seu próprio limite de tolerância ao dirigir alcoolizado.
Por fim, um a cada três entrevistados brasileiros que dirigem embriagados compreendem como cultural consumir bebida alcoólica antes de guiar o veículo.
A marca prepara para novembro o lançamento de uma segunda etapa dessa campanha, que visa transformar a pressão dos amigos (peer pressure) em pressão ao incentivo para tomar a decisão correta no que diz respeito à bebida e direção.