O aço Gerdau faz parte da história da cidade de São Paulo e, também, será parte essencial do The Town, o mais novo festival de música, arte e cultura promovido pela Rock World que estreia dia 2 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Mais de 300 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável serão usadas para moldar estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do autódromo. O anúncio foi feito em São Paulo, na manhã de 30/05, em evento que reuniu jornalistas, influenciadores e convidados, com a participação de Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Luis Justo, CEO da Rock World, Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer, da Rock World, Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões e a cantora IZA.
As cerca de 330 toneladas de aço Gerdau (o equivalente a mais de 400 carros populares) utilizadas em estruturas fixas e temporárias são infinitamente recicláveis. A Gerdau é a maior recicladora de sucata da América Latina e produz aço emitindo menos da metade da média mundial de gases de efeito estufa em relação ao setor de aço. Além disso, é um produto versátil, flexível e com todas as características necessárias para uma construção rápida e segura.
“Estamos orgulhosos em levar o aço Gerdau 100% para o maior festival de música da história de São Paulo, reforçando o nosso compromisso em construir um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos. O mesmo aço que tem um papel essencial na geração de empregos e renda e faz parte das soluções aos desafios de construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo também estará presente em um dos espaços mais simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, explica Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
“Fico feliz em me unir à Gerdau em uma iniciativa com essa grandiosidade e esse potencial de impacto. A música já me levou a lugares muito especiais. E hoje, a partir deste projeto, estou realizando mais um sonho: representar o esforço e a dedicação de brasileiros tão especiais que, por meio de seu trabalho, traduzem o conceito de sustentabilidade na prática”, celebra a cantora IZA, referindo-se aos mais de 1 milhão de catadores, catadoras e outros atores que participam da cadeia de reciclagem de aço da Gerdau.
A escolha da Gerdau como parceira do The Town leva em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. O aço que moldará o novo festival em São Paulo resulta de um processo que também engloba a reciclagem de sucata ferrosa, que envolve mais de um milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas. A reciclagem, baseada no conceito da economia circular, tem efeitos positivos na mitigac?a?o das mudanc?as clima?ticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissa?o de gases de efeito estufa.
A história da Gerdau com a Rock World, empresa que promove o The Town e o Rock in Rio, começou no ano passado, na edição 2022 do Rock in Rio Brasil. Mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável fizeram parte da construção da cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival. Lá, se apresentaram atrações nacionais e internacionais em mais 9 dias de evento, incluindo a cantora IZA.
“Nós, do The Town, temos o grande privilégio de escolher parceiros com os mesmos valores que os nossos e a Gerdau é um deles. Nossa parceria começou no ano passado, no Rock in Rio de 2022, quando a marca nos ajudou a erguer o maior palco que já fizemos na história do Rock in Rio. Para o The Town, essa é uma parceria que vai além da música. É uma conexão por um mundo melhor. E ela começa muito antes do festival de acontecer. No início deste ano demos passo importante na história do festival quando firmamos uma parceria inédita por meio do Favela 3D que já está transformando vidas. Dentro da Cidade da Música, a parceria da Gerdau será fundamental para nós com o fornecimento de 330 toneladas de aço reciclável que serão usadas em diversas estruturas que vão compor todo o espaço. Estamos muito felizes e honrados de estar construindo um projeto mágico com a Gerdau – um parceiro que sonha junto com a gente e está conectado ao nosso propósito – para o maior festival que São Paulo já recebeu”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World.
Produto Social
Outra novidade detalhada no evento foi o lançamento do chaveiro Gerdau e Gerando Falcões, um produto social que será vendido durante o festival The Town. Produzido a partir de aço Gerdau 100% reciclável, o chaveiro representa a Favela do Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo. Toda a renda gerada a partir da sua venda será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade. É de lá também o biscoito polvilho servido para todos os presentes.
“O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil, promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti“, explica Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
“Estamos muito felizes em contribuir com um projeto que impactará de forma transversal e positiva a vida de 290 famílias que moram na Favela do Haiti, o que reforça o compromisso da Gerdau de ser parte das soluções aos desafios da sociedade, como a questão da habitação, que é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social. Mas cabe destacar que o produto social é apenas uma parte de uma ação muito maior”, afirma Werneck.
Ao lado da ONG Gerando Falcões, The Town, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes da Periferia, a Gerdau, parceira da Gerando Falcões em outras regiões do País, é uma das apoiadoras do projeto Favela 3D, que impactará a Favela do Haiti. A iniciativa busca promover o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.
Fotos: Divulgação