Nesses eventos, os empresários podem se aproximar de potenciais clientes ou parceiros e/ou fortalecer o relacionamento com os já existentes.
Nas feiras de negócios, mais do que apresentar aos visitantes suas novidades e novas tecnologias, as empresas expositoras buscam atrair o público especializado em seus segmentos e fechar importantes parcerias comerciais.
Com a relevância que esses eventos de negócios vêm ganhando, o crescimento torna-se uma consequência natural, e, para se destacar, não basta mais apenas colocar um espaço e expor os produtos. É preciso ir muito além.
Participar de feiras de negócios e eventos é uma boa maneira de promover a marca no mercado, fazer vendas diretas ou ainda captar pedidos para faturamento e entrega posterior.
Quando a decisão de participar de uma feira de negócios ou de uma exposição faz parte da estratégia de uma empresa, a primeira coisa a fazer é buscar informações sobre ela: número de expositores nos três últimos eventos, número de visitantes, retrospecto da feira, entre outros. Isso permite saber se os produtos da empresa estão de acordo com o perfil do evento.
Muitos objetivos podem justificar a participação em uma feira, como o aumento das vendas, o relacionamento com os clientes, a promoção da marca, a análise da concorrência, a busca de novas tecnologias e parceiros. Todavia, é preciso concentrar-se em um objetivo prioritário.
Contatos em feiras de negócios
Em feiras são feitos inúmeros contatos, mas 80% dos negócios são fechados em até um ano após o evento.
Dessa forma, o empresário deve registrar detalhadamente as informações obtidas e promover ações de relacionamento adequadas, sendo persistente, mas sem incomodar o cliente.
A União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade privada que representa, desde 1986, as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil.
Sob a liderança da entidade, as feiras de negócios brasileiras consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro.
Para se conquistar o sucesso, só uma boa negociação não resolve mais. Depende também, e muito, dos estandes, que são o cartão de visita de de qualquer empresa em uma feira de negócios.
O primeiro passo para que tudo dê certo, é contratar uma empresa especializada na montagem dos estandes. Muitas vezes, o barato pode sair caro.
Por ser considerado o cartão de visita da empresa expositora, outro fator preponderante para o sucesso é fazer com que o espaço seja o mais interativo possível, pois, com isso, a marca ficará gravada na mente do visitante, que, mesmo não fechando negócio no período de realização da feira, certamente irá se lembrar de qual empresa teve um contato mais direto com ele.
As ações de live marketing nos estandes das feiras de negócios estão sendo cada vez mais utilizadas justamente para buscar uma aproximação maior com o target. Nesse quesito, mais uma vez, é fundamental a contratação de uma agência especializada.
O mercado está em constante mudança, sempre se adaptando às novas exigências dos consumidores. As empresas precisam acompanhar esse ritmo acelerado se quiserem se manter no mercado.
A inovação é o caminho para o empresário continuar no gosto da clientela e ter um negócio competitivo.