A Associação Hurra, em parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba, realiza no dia 23/10, das 8h às 11h30, o sexto Festival Viva Rugby.
O evento será realizado no Centro Esportivo Doutor Pitico e faz parte do projeto Viva Rugby, patrocinado pela Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
As atividades do projeto acontecem em 11 escolas de Sorocaba, sendo dez da rede pública municipal e uma escola particular, e se dão por meio da capacitação dos professores de Educação Física que transmitem as regras e os conceitos desta modalidade esportiva às crianças.
De acordo com o presidente da Hurra, Eduardo Pacheco e Chaves, este é a sexta edição do Festival Viva Rugby e os torneios reúnem cerca de 550 crianças de oito a 12 anos de idade. “Os festivais infantojuvenis são o ponto alto do projeto, uma vez que possibilitam às crianças colocar em prática tudo o que aprenderam durante o semestre, além de promoverem a integração durante os jogos. O encontro é uma grande confraternização entre pais, crianças e professores.”, explica Chaves.
Segundo Cristiano Biagi, diretor presidente da Sorocaba Refrescos, este projeto vai deixar um legado para a comunidade. “Apesar de ainda pouco difundido no Brasil, o rugby é um esporte inclusivo, que promove valores como: lealdade, solidariedade, disciplina, respeito, espírito de equipe, entre outros. Poder apoiar este projeto que impacta positivamente a vida de milhares de crianças é uma grande satisfação para nossa empresa”, destaca Biagi.
Além dos jogos de “rugby tag” (que evita o contato físico entre as crianças), durante o Festival Viva Rugby serão realizadas também uma abertura com desfile das escolas, atividades lúdicas e o tradicional terceiro tempo, momento em que os times se confraternizam, se socializam e cantam músicas da cultura do rugby.
Parceira Associação Hurra e Lenk's
O sexto Festival Viva Rugby traz também uma novidade, que é a parceria com o time sorocabano feminino de rugby Lenk's. De acordo com a coordenadora da Hurra, Karina Lira, a participação das meninas no esporte desperta nelas a autoestima e a coragem, e essa inovação vem somar com outras medidas que visam promover a inclusão feminina.
“A Associação Hurra! realiza um trabalho com turmas mistas e entende as barreiras que impedem as meninas de serem inseridas ou de continuar suas trajetórias no esporte. Por isso, tomamos medidas para estimular a participação delas nos jogos e trazer um time exclusivamente feminino para o nosso evento é um fator que pode inspirar nossas meninas e ser uma referência que as represente no rugby.”, explica a coordenadora.