No domingo, dia 11 de novembro, a equipe do Manual em Família – A Arte de Educar e Aprender – projeto da Associação Cultural Casa das Caldeiras – participa da edição 2018 da Virada Zen com um dia inteiro de ações dedicadas ao público de todas as idades e aos diferentes formatos de família.
Atuando com três ações integradas – Instalação Interativa, Barraca Lúdica e Vivência Família-Ação – o público será abordado de forma simples e sensível, para uma experiência diferente de reconhecimento de valores, de reflexão, interação e também de muita diversão.
Na Instalação Interativa do Manual em Família, adultos e crianças, poderão adentrar um ambiente sensorial repleto de elementos inspiradores e que despertam a infância que habita em cada um de nós. Os visitantes poderão se conectar à sua própria infância, suas memórias afetivas com o objetivo de refletir e sensibilizar através da percepção de si, do momento presente e do reconhecimento de sua trajetória.
Um espaço acolhedor e livre para as pessoas circularem com tempo (um tempo próprio) e interagirem, trocarem, conviverem, por meio de estímulos presentes na instalação.
A proposta é inspirar os participantes para se conectarem com a sua natureza e a natureza a sua volta, sua humanidade, a criança presente em todos nós. Um convite para se conectar consigo mesmo e pensar o que é, de fato, “estar presente”, “estar junto”, “estar conectado”, “compartilhar”.
Já a Barraca Lúdica do Manual em Família é um convite aos interessados no livre brincar. Uma barraca de troca de histórias, sonhos e brincadeiras a céu aberto, que ao longo do dia irá interagir com os participantes com diversos elementos-surpresa.
A participação do Manual em Família na Virada Zen contará ainda com a Pílulas da Vivência Família – Ação onde os participantes serão convidados a um percurso de reflexão sobre suas práticas diárias no núcleo familiar, sobre a participação de cada um na sua comunidade e no exercício da cidadania.
Serão ações dinâmicas, simples e afetuosas, onde adultos e crianças poderão descobrir juntos, experimentar diferentes sensações e participar de um percurso coletivo, se conectando uns com os outros, com suas memórias afetivas, reconhecendo qualidades, valores, potências para refletir sobre o que é ser família.
Um convite para despertar para a transformação pessoal, para a transformação das relações em família e consequentemente para uma transformação social, partindo sempre do lugar de cada um para alcançar o que for possível.
O Manual em Família aproveita este momento da Virada Zen para colocar em prática elementos presentes em sua metodologia de trabalho que vem sendo construída por intermédio do encontro com diferentes formatos de famílias e atuando com profissionais da assistência social.
“O nosso trabalho busca o bem-estar, protagonismo e autonomia das famílias, o fortalecimento dos vínculos e maior consciência para o cuidado de si e do outro. Acreditamos na construção de uma educação por meio do reconhecimento e desenvolvimento das potências e habilidades socioemocionais, no respeito às diferenças por intermédio da convivência e na percepção de si e do outro. Se perceber para conviver em harmonia com quem vive ao nosso redor.” – comentam os integrantes da equipe do Manual em Família.
A participação do Manual em Família na Virada Zen 2018 é oferecida pelo Instituto SAB.