Nando Reis lançou nesta semana seu primeiro podcast, intitulado “Lugar de Sonho”, uma série narrativa em cinco episódios na qual revisita sua história, passando pela relação com a família, pelo casamento e pela carreira. Semanalmente, um novo capítulo será disponibilizado nas principais plataformas de streaming do país.
“Nossa maior referência foi o trabalho que o Nando vinha fazendo no YouTube, contando as histórias ao redor das músicas. A ideia foi fazer um podcast narrativo, não uma biografia, que teria uma fidelidade muito rigorosa às informações, às datas. Demos a ele liberdade para visitar as memórias por meio de um fluxo afetivo, podendo misturar as histórias”, conta Arthur Chacon, que codirigiu o podcast com José Orenstein.
A-equipe buscou referências em radionovelas, construindo a ambientação por meio da sonoplastia. O podcast foi gravado em Jaú, no interior de São Paulo, numa fazenda que pertence à família de Nando há gerações. Cada episódio é ambientado em um cômodo diferente, que serve como ponto de partida para o artista puxar seu novelo de lembranças. Na estreia, por exemplo, Nando fala do antigo escritório de seu pai, onde ainda há objetos dele.
“Não quisemos gravar em estúdio para não deixar o podcast muito refém do texto. Exploramos muito os sentidos, para que o público consiga sentir os cheiros e enxergar o lugar. Isso tem muito a ver com o próprio processo de composição de Nando, de mergulhar em diferentes cenários lúdicos”, diz Chacon.
“A fazenda é um lugar de memória recente muito forte, onde passou a pandemia com a família, mas também se conecta com o passado distante. É uma constante na vida dele, e a usamos como dispositivo narrativo.”
O podcast será uma ótima pedida para os fãs e aqueles que buscam saber mais sobre o artista.
Foto: Divulgação