O Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO) e a Associação Comercial e Industrial do Recreio e das Vargens (ACIR) organizaram, no dia 28 de junho, a 20ª edição do tradicional Fórum de Segurança. Trata-se de um espaço reconhecido pelas autoridades como um importante local para troca de experiências, além do monitoramento de tendências relacionadas ao assunto. Assim, este ano, o encontro reúne autoridades em oito painéis para debater temas como tecnologia, direitos aos cidadãos e inteligência, entre outros.
A abertura acontece a partir das 9h30, com a presença do vice-governador, Thiago Pampolha, que apresentará o primeiro painel às 10h20, com o tema “Como se faz um plano de segurança pública que priorize a redução dos crimes violentos, dos crimes ambientais e do crime organizado, incluindo a corrupção?”. Ele também falará sobre a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o programa Polícia Presente no combate à criminalidade e na redução dos delitos.
Na sequência, será vez do secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires, dar sua contribuição ao debate sobre o fortalecimento de corporações policiais democráticas e orientadas à prestação de serviços à comunidade para promover a segurança pública e proteger os direitos dos cidadãos em um ambiente democrático e de respeito aos direitos humanos.
Em seguida, o secretário de Estado da Polícia Civil do RJ, Fernando Albuquerque, abordará ações do setor de inteligência e seus desafios no combate ao crime organizado, além da atuação da Polícia Civil especializada no combate aos crimes relacionados às milícias.
O secretário de Ordem Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro (SEOP), Brenno Carnevale, discorrerá sobre o tema “Desordem Urbana, camelôs, ocupações irregulares e segurança pública”.
Para falar sobre aplicação do programa Polícia Presente em Vargem Grande e Vargem Pequena e sobre o plano de segurança pública no combate às milícias e ao tráfico de drogas está confirmado o secretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro, Bernado Rossi.
Fechando o fórum, o promotor de justiça do Ministério Público, Marcio Almeida, fará palestra sobre “A cultura da violência no Rio de Janeiro”.
“Quem mora ou empreende no Rio de Janeiro convive com o impacto que a segurança tem nos negócios e na rotina. A imagem do turismo é constantemente afetada pelas notícias negativas envolvendo a criminalidade. O carioca muitas vezes se sente refém desses grupos criminosos que, aos poucos, têm tomado o papel em ações e serviços que caberiam ao Estado. Precisamos de uma política de Estado para enfrentar e se aprofundar no tema segurança pública. Este fórum reúne grandes autoridades no tema e sem dúvida representa o começo de um caminho de resolução que atenda a urgência da sociedade”, explica o presidente do HotéisRIO e da ACIR, Alfredo Lopes.
Foto: Divulgação