Mídia

Pague Menos quer impedir anúncios antes de vídeos de primeiros socorros

'No Ad' é uma iniciativa que busca salvar vidas e inspirar a indústria a aderir ao movimento e não veicular anúncios publicitários em conteúdos urgentes.

A Pague Menos, detentora do maior canal do varejo farma do mundo no YouTube com 225 mil inscritos, sabendo que a maioria das pessoas buscam informações e orientações na internet e que, quando o assunto é primeiros socorros, qualquer segundo de atraso pode custar uma vida, lança o inédito movimento ‘NO AD’, que retira anúncios de conteúdos urgentes ligados à saúde.   

A internet facilitou a vida da sociedade de infinitas formas, e uma delas foi a de possibilitar o acesso a orientações sobre como colocar a mão na massa e resolver questões simples do dia a dia. 

A prática de buscar tutoriais, vídeos e orientações sobre como desenvolver algumas atividades por conta própria passou de uma tendência para um comportamento quase que instintivo da sociedade moderna. E esse comportamento se repete em situações de perigo e emergência, mas existe um fator que interfere diretamente nisso: as propagandas, aqueles segundos que antecedem um vídeo ou um conteúdo que podem ser determinantes em caso de emergência.  

Por isso, a Pague Menos se empenhou em desenvolver uma iniciativa com o propósito de reforçar seu compromisso em facilitar o acesso à saúde para todos os brasileiros.  

A rede de farmácias lança ‘NO AD, iniciativa que mapeou situações de emergência que demandam ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de engasgo, identificação de AVC, respiração boca a boca, estancar sangramento, entre outras, e propôs aos criadores de conteúdo relacionados a essas situações para desmonetizarem seus vídeos, e em contra partida, a Pague Menos assume a responsabilidade de remunerá-los com um valor determinado, substituindo assim o potencial lucro proveniente de anúncios.  

Investir em propaganda é indispensável, mas em alguns casos ela pode ser repensada em prol de um bem maior que é a saúde das pessoas. A princípio, a ideia sofreu resistência muito grande, com diversas negativas, até se tornar realidade. Agora, queremos convidar outras empresas e indústrias do setor, que também acreditam que a saúde está em primeiro lugar, para fazer parte do movimento e nos ajudar a salvar vidas. No momento de emergência, todo segundo conta, e isso não tem preço”, destacou Renato Camargo, vice-presidente de Clientes na Pague Menos & Extrafarma.  

A marca obteve sucesso ao fechar parceria com os canais Descomplica Enfermagem, Medical TV e o canal do Professor Emerson Marques, resultando em mais de 15 vídeos desmonetizados. Esses vídeos podem ser conferidos na página oficial do projeto no portal Sempre Bem.   

Inspirando o futuro

A campanha é impulsionada como um movimento para incentivar outras empresas, marcas, plataformas e criadores a se unirem a essa corrente do bem, evitando a veiculação de anúncios em formatos que antecedem vídeos de primeiros socorros ou orientações que têm o potencial de salvar vidas. 

Com isso, se consolida como uma companhia inovadora e como o hub de saúde mais abrangente do mercado, oferecendo uma crescente variedade de serviços e soluções aos clientes. A marca está comprometida em inspirar outras empresas a também priorizarem essa temática e aderirem ao movimento.   

A “NO AD” se soma às outras ações da rede farmacêutica em prol da saúde da população. Entre elas, destaca-se a plataforma Sempre Bem, presente desde 2011, que oferece conteúdo educacional abrangente e repleto de informações para promover a saúde e o bem-estar. Além disso, a empresa lançou o podcast PodSempre, uma iniciativa inovadora no varejo, que disponibiliza conteúdos relacionados à saúde, beleza, qualidade de vida e comportamento.  

A Pague Menos e todos os envolvidos no movimento alertam que os vídeos são recursos de último caso. Para qualquer emergência, orienta-se procurar os bombeiros ou o SAMU pelo 192. 

Foto: Divulgação