Organizações sem fins lucrativos e pesquisadores interessados em desenvolver propostas que beneficiem a humanidade podem participar do Desafio Google de Impacto em IA.
A inteligência artificial está presente em apps de foto, assistentes pessoais, motores de busca, sugere um novo clipe e muito mais. Ela faz parte do dia a dia de todas as pessoas que estão em contato com a tecnologia, e estará cada vez mais presente nos próximos anos.
Leia também: Quais cores merecem realmente a nossa atenção?.
Pensando nisso, o Google realiza mais uma edição do Desafio de Impacto em IA.
O programa dividirá um fundo de US$ 25 milhões entre as melhores soluções para áreas como ciência ambiental, saúde e conservação de espécies. Mas é preciso ficar atento: faltam apenas 7 dias para o fim das inscrições, em 22 de janeiro.
De acordo com uma pesquisa feita em parceria com a empresa McKinsey, os projetos de IA têm o potencial para melhorar todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
É isso que o Desafio busca: projetos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos, empreendedores sociais e pesquisadores que usem a IA para o bem social e que tenham capacidade de oferecer ideias e avanços em muitas frentes como pobreza, oportunidade econômica, educação, resposta a crises, meio ambiente, entre outras.
Assim que terminar o prazo de inscrições, em 22 de janeiro, o Google começará o trabalho árduo de avaliação dos projetos recebidos e o painel internacional de especialistas da companhia decidirá quais propostas irão participar do programa.
Os projetos serão avaliados a partir de critérios como o impacto da tecnologia, a aplicabilidade da ideia, o quanto ela consegue escalar para grandes projetos e outros empreendimentos, e se a proposta segue os princípios do Google a respeito de IA.
O concurso está sendo organizado pelo Google.org, braço filantropo do Google. A empresa oferece gratuitamente ferramentas pela nuvem para participantes, e os ganhadores serão anunciados no Google I/O.