Mídia

Google cria ferramenta que permite ao celular detectar acidentes

Aplicativo poderá detectar sons de colisões e identificar mudança brusca na velocidade dos veículos.

Aplicativo poderá detectar sons de colisões e identificar mudança brusca na velocidade dos veículos.

Os smartphones da linha Google Pixel ganharão em breve uma atualização bastante útil para o dia a dia. Os aparelhos do Google poderão detectar acidentes de trânsito, e, a partir daí, chamar a emergência para resgatar os feridos.

Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.

Leia também: Google Assistente vai permitir envio de lembretes para outras pessoas.

A empresa informou que está desenvolvendo um aplicativo chamado "Personal Safety" (segurança pessoal), que executará essas funções em um futuro próximo.

Para garantir que o sistema não seja utilizado para invadir a privacidade dos usuários do Pixel – ouvindo suas conversas, por exemplo –, há alguns fatores que determinaram a possível ativação do Personal Safety.

Para começar, o recurso será ativado dependendo da velocidade em que o veículo estiver fazendo, e também dependerá de mudanças bruscas na velocidade para começar a operar. Caso identifique esses dois fatores, o Personal Safety ativará o microfone do aparelho para identificar sons como os de uma colisão de veículos.

De acordo com o Digital Trends, o Google não é a primeira gigante tecnológica a investir em algo parecido. A Apple também tem um recurso similar em seu Apple Watch e a Amazon implementou o Alexa Guard em sua assistente virtual doméstica, que detecta sons de vidros se quebrando para alertar para invasões.

O Personal Safety deve ser disponibilizado no dia 15 de outubro, quando o Google sedia um evento tecnológico anual. As informações contidas na Play Store sugerem que o app será exclusivo para os Estados Unidos e para aparelhos da linha Pixel, mas isso pode vir a mudar com o tempo.