No mundo da concorrência é preciso ter um diferencial para ser a empresa escolhida pelo consumidor.
Cada ramo tem sua estratégia de resgatar novos clientes, porém, existem algumas ferramentas que podem ser usadas para todos.
Confira abaixo sete dicas para conquistar uma nova clientela e começar 2020 com os negócios a todo o vapor.
1. O boca a boca
Quando um cliente está satisfeito e satisfeito com um produto ou serviço, existe uma tendência humana natural de compartilhar essa experiência com pessoas de seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas, vizinhos e, às vezes, estranhos.
É a forma mais antiga de marketing e publicidade usada pelas empresas desde o início do mundo. Embora possa trazer resultados mais lentos que a publicidade, ainda funciona muito bem.
2. Atendimento
Os funcionários do varejo são parte integrante das iniciativas da empresa em prol de atrair clientes. Eles são a extensão humana da marca e um pilar do relacionamento que a marca tem com os consumidores do negócio.
Relacionamentos fortes significam mais compras repetidas. Por isso é importante saudações calorosas e acolhedoras, funcionários educados e gestos atenciosos. Segundo pesquisa realizada pela NeoAssist, 87% dos entrevistados deixaram de comprar em um estabelecimento por conta do atendimento ruim.
3. Identifique seu público
É importante entender para quem está vendendo, quem é o alvo do negócio? Existem muitos tipos de consumidores e uma das primeiras estratégias de um negócio é saber identificá-lo. Independente do nicho, é preciso estar por dentro das tendências e oferecer ao cliente tudo o que há de mais atual no mercado.
4. Experiência Personalizada
A tecnologia, tanto no âmbito on-line quanto no físico, está tornando a personalização mais acessível a varejistas de todos os tipos. Investir nesta tecnologia pode ser o “up” que o negócio precisa.
Compras pela internet e aplicativos de supermercado têm sido primordial para alguns perfis de consumidores que gostam de receber seus produtos no conforte de casa.
5. Descontos e promoções
Outra forma famosa de atrair clientes são as ofertas! Hoje, além das promoções, alguns varejistas oferecem o clube de vantagens. Este sistema disponibiliza ao cliente algum tipo de “mimo” sempre que a empresa for escolhida por ele.
Por intermédio de um cadastro básico com CPF, o consumidor pode desfrutas de descontos exclusivos e, em alguns casos, concorrer a viagens por meio de uma contagem de pontos que se acumula conforme a freqüência de compras na loja.
6.Criação de Laços
Dê aos clientes um motivo para retornar à loja. Degustações para os que estão no ramo alimentício, ou mostra de novos produtos lançados no mercado. Quanto mais um cliente visita sua loja, maior a probabilidade de fazer compras. A criação de confiança gera vendas.
7. Pós-Compra
Tratar os clientes como seres humanos, em vez de números de vendas, é extremamente importante para mantê-los fiéis à marca. Uma maneira de desenvolver esses relacionamentos é por meio das comunicações pós-compra.
Em vez de pegar o dinheiro de um cliente e focar sua atenção na próxima venda, use as comunicações pós-compra para manter a conversa, fornecer valor e demonstrar apreço pela lealdade. Isso fará com que os clientes desejem retornar à sua loja em vez da concorrência.