Não há dúvidas de que, atualmente, um dos principais desafios para os departamentos de marketing das empresas é a comunicação com seu público.
Isso porque, com a dinamicidade e rapidez que novas tecnologias trouxeram ao mercado e à população, aliado ao número crescente de concorrentes diretos das companhias, os consumidores se tornaram mais minuciosos e exigentes durante suas compras.
Diante deste contexto, o questionamento que fica é: como ser assertivo no trato com os nossos prospects? Aplicar estratégias no ambiente digital é essencial, isso todas as empresas já sabem. Por outro lado, muitas ainda desconhecem a importância do Inbound Marketing para seus negócios.
Apenas para contextualizar, o conceito nada mais é do que um conjunto de ações que acontecem no ambiente online, e as estratégias aplicadas durante o processo visam atrair e converter futuros clientes por meio de conteúdo que seja atraente e relevante para o consumidor.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, 75% das empresas entrevistadas afirmam que a ferramenta é o principal método para alinhar o marketing e o departamento de vendas.
Outro ponto importante é que esse tipo de marketing tem custo bem abaixo se comparado às demais estratégias para mídias tradicionais.
No entanto, apenas 40% dos profissionais da área estão aptos para atuar com o Marketing de Conteúdo, principal estratégia do Inbound Marketing. Foi o que apurou o Gartner Group.
Marketing de conteúdo como estratégia de prospecção
Para alcançar novos públicos e converter visitantes do site em leads, e estes em cliente, o marketing de conteúdo tem sido uma das principais estratégias entre as organizações.
Através de canais digitais, como conteúdo para blog, produção de e-books, webinars, podcasts e infográficos e a utilização de mídias sociais, entre outros métodos, a comunicação tem como principal objetivo fornecer conteúdo ao consumidor, para que ele finalmente chegue ao final do funil de vendas.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela RockContent, em parceria com a Resultados Digitais, foi apontado que empresas de tecnologia que optaram por utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo passaram a gerar quase três vezes mais visitas ao site e obtiveram o mesmo número quando o assunto é captação de lead.
Tal ferramenta, possibilita inclusive, observar o comportamento dos consumidores. Quais estratégias estão sendo receptivas? O que precisa mudar para alcançar, de fato, aquele consumidor que está iniciando sua jornada de compra?
Futuro do Inbound Marketing
Mesmo sendo uma estratégia que cresce a cada dia dentro das empresas, o Inbound Marketing ainda é algo relativamente novo e merece bastante atenção dos departamentos de marketing.
Afinal, é preciso dominar todas as técnicas e conteúdos que queira abordar, para que a comunicação seja efetiva e alcance possíveis clientes.
Deste modo, é essencial que a empresa, antes de ingressar nessa jornada de marketing digital, tenha definido sua base digital.
Como dica, é importante, sobretudo, contar com um time de especialistas, tanto na produção de conteúdo quanto na análise de resultados.
É preciso, ainda, entender que essa estratégia leva tempo e investimento. Para tanto, é importante estudar cada vez mais acerca do assunto, entendendo quais são as práticas que geram resultados mais eficientes.
Com isso, com toda certeza, sua empresa estará preparada para trilhar uma jornada de sucesso focada no marketing digital!